Um ato unificado a partir das 9 horas no Portal do Príncipe, próximo à Rodoviária de Vitória, vai marcar o 1º de Maio – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora no Espírito Santo. Estão na promoção do evento a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, a CUT, a CTB, a UGT, a Força Sindical e a Nova Central. Após o ato, que contará também com a presença de caravanas de trabalhadores rurais do norte e sul do Estado, haverá atividades culturais e recreação infantil, com a programação sendo fechada com o show de Amaro Lima e banda.

Os eixos de reivindicação na data são aposentadoria digna, redução do preço dos alimentos, emprego decentes, correção da tabela do Imposto de Renda para aliviar a carga tributária sobre os trabalhadores, redução dos juros para estimular investimentos e crescimento econômico, combate à carestia, igualdade salarial entre homens e mulheres e valorização do serviço públicos.

“A centralidade do 1º de Maio para a classe trabalhadora é buscar unidade de ação por mudanças estruturantes. Isso só é possível com a classe em movimento, enfrentando a extrema-direita que é a face mais autêntica do capitalismo mundial”, afirma o diretor do Sindicato dos Bancários Carlos Pereira de Araújo (Carlão). Na sua avaliação, esse é o desafio em âmbitos local, nacional e internacional. “Temos que questionar o modelo econômico e social, disputar orçamento público para garantir políticas que atendam aos trabalhadores; isso só acontece com a massa nas ruas”, afirmou, conclamando bancários e bancárias a participarem do ato unificado.