Dirigentes do Sindicato dos Bancários/ES fazem um ato na próxima quinta-feira (01) em protesto à decisão do Banestes que decidiu impor o retorno ao trabalho presencial das empregadas e dos empregados que estão em home office. A manifestação acontece a partir das 7h30 em frente ao Edifício Palas Center, no centro de Vitória. 

No início de julho, a direção do Banestes decidiu, de maneira unilateral, que todos os funcionários em home office (em regime híbrido ou integral) devem retornar ao trabalho presencial a partir do dia 01. O comunicado surpreendeu os banestianos. Como justificativa para pôr fim ao trabalho remoto, o Banestes alegou que os trabalhadores das agências têm se queixado que os colegas em home office não atendem às chamadas telefônicas. 

Em meio às rodadas de negociações com o Banestes que discutem o Acordo Coletivo de Trabalho, a comissão do Sindicato pediu uma reunião fora da agenda de campanha para discutir a volta intempestiva do trabalho presencial. Na reunião, o Sindicato apresentou as demandas dos trabalhadores deliberadas em plenária: manutenção do home office por mais seis meses e discussão da regulamentação do modelo. Os representantes do Banestes, no entanto, não aceitaram discutir a regulamentação do home office e tampouco prorrogar o modelo por mais seis meses. O gerente-geral do banco, Alexandre Carlquist, explicou que os casos de exceção, ou seja, empregados que por algum motivo não poderão retornar a partir do dia 1º, devem ser levados às gerências, que deverão encaminhar as demandas para a diretoria. 

O ato desta quinta-feira é em repúdio à arbitrariedade do Banestes, que se recusa a atender as reivindicações dos trabalhadores. Os dirigentes do Sindicato orientam que as banestianas e os banestianos usem camiseta preta nesta quinta-feira em protesto à decisão do Banestes.