Hoje foi dia de panfletagem no Palas Center, onde funciona a direção geral do Banestes. O Sindicato conversou com os bancários explicando como a gestão Amarildo e Renato Casagrande tem endurecido na mesa de negociações, negando as reivindicações dos bancários. Também foi denunciada a ação de censura à peça publicitária do Sindicato que revelou o adoecimento dos banestianos com base em pesquisa da Ufes, registrada na Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade sob o número 12418/2023. O Banestes conseguiu liminar judicial suspendendo a veiculação da publicidade. O Sindicato está recorrendo.
Não por acaso, o adoecimento mental foi destaque em duas das oito mesas de negociações com o Banestes. O tema, que já havia sido referendado pelos banestianos na Conferência Estadual, tornaria a ganhar destaque na Conferência Nacional dos Bancários. Em ressonância aos anseios da categoria, o Sindicato dos Bancários/ES elegeu o adoecimento mental como uma das pautas centrais da campanha deste ano.
Antes mesmo da campanha, preocupado com o adoecimento epidêmico da categoria, o Sindicato decidiu apoiar a Ufes no desenvolvimento da pesquisa, incentivando os empregados a responder o questionário. Os dados já tabulados revelam: 52,9% dos respondentes do Banestes afirmam estar em algum tratamento de saúde mental, seja acompanhamento psicológico, psiquiátrico, uso de medicamentos psiquiátricos ou algum outro método terapêutico. Dos respondentes que indicaram ter atestado médico indicando afastamento do trabalho para tratamento de saúde, 64,7% têm recomendação médica de afastamento por motivo de transtorno mental e comportamental, como depressão e ansiedade.

