
Ceschim no VI Congresso Estadual dos Bancários
É com pesar que o Sindicato dos Bancários do Espírito Santo comunica o falecimento do dirigente sindical, Sebastião Ceschim, aos 72 anos, na tarde desta sexta-feira (06), em Cachoeiro de Itapemirim.
Ceschim era bancário aposentado do Banco do Brasil e um militante sindical desde a década de 1990. Junto com outros companheiros do Sindicato e do banco, ele construiu a história de luta dos bancários capixabas. Sempre sorridente e com um estilo irreverente, Ceschim foi um camarada leal, como descreve a dirigente do Sindicato, Goretti Barone.
“Ceschim era uma pessoa ímpar, despretensioso e sempre firme em relação aos seus ideais. Foi um camarada fiel à luta da categoria bancária e de todos os trabalhadores ao longo de todos esses anos. Toda nossa gratidão a esse grande companheiro, que também foi um grande amigo de todos nós.”, declara Goretti.
“Esse é um momento de dor, de despedida de um grande companheiro e amigo de anos de luta. Ceschim sempre esteve na linha de frente das inúmeras lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores bancários, nas greves, manifestações e tantas outras ações que realizamos. Fica sua marca, seu exemplo para todos nós que seguimos nesta caminhada. Aos familiares e aos amigos do Ceschim, toda nossa solidariedade.”, reitera Rita Lima, coordenadora-geral do Sindibancários/ES.
Ceschim também era membro do Conselho de Usuários da Cassi-ES e foi eleito em outubro deste ano diretor regional da ANABB no Espírito Santo. Ao longo da sua trajetória em defesa dos direitos dos trabalhadores, Ceschim também foi conselheiro fiscal da ANABBPrev.
Pés no chão
Uma das marcas de Ceschim era sempre andar descalço, não importava onde estava. Manter os pés no chão era o que mais gostava. Amigos bancários do BB contam como era conviver com alguém tão simples e irreverente e quais lembranças ficam.

Ceschim (em pé com camisa branca) no Congresso Nacional dos Bancários e das Bancárias
“Essa foto é de quando conheci o Seschim, em 2009, no Congresso Nacional dos Bancários. Já aposentado e descalço (na foto, de sandália, mas a contragosto). Sempre com uma boa tirada que nos fazia gargalhar como nesse dia da foto. Mas muito sério e comprometido com as causas nobres. Sentiremos sua falta, meu amigo!”, conta Raphael Dantas.
“Nós, que somos mais novos de banco e que ainda estamos na ativa, muitas vezes, não temos a noção do quanto de história se perde com a partida de colegas como Ceschim. Muitas “vivências”, muitas lutas, muitos apoios e, sobretudo, muitas amizades se vão nas memórias com essas partidas. Mas, ao mesmo tempo, devemos nos alegrar, porque são ciclos da vida que se completam e, quando bem vividos, bem compartilhados, deixam boas lembranças! Essa é a essência da vida!!! Um abraço “in memorian” para nosso amigo, pé descalço, gente boníssima, como se presente estivesse agora!!!Parta com Deus!!!”, declara Silas Venâncio, bancário do BB.
“Ceschim foi um guerreiro, coerente com seus princípios. Não arredou da luta, resistiu o quanto pode. Ele venceu as eleições para Direg-ES da ANABB, com votação expressiva, mesmo com saúde já fragilizada. Nossos pêsames, solidariedade e fraterno abraço a todos familiares, amigos e camaradas das lutas”, declarou Paulo Pinto, ex-dirigente do Sindibancários/ES e bancário aposentado do BB.
O velório será na noite desta sexta-feira (06) e o sepultamento acontecerá no sábado (07/12), a partir das 8h, no Cemitério Municipal de Castelo-ES.
Ceschim, presente!

