Na sessão desta quarta-feira (12) da Assembleia Legislativa, o dirigente Jonas Freire do Sindicato dos Bancários/ES usou o espaço da tribuna livre para destacar a importância do Banestes para o desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo e alertar sobre as ameaças recorrentes de privatização do banco. O espaço no Legislativo estadual foi aberto pela deputada Camila Valadão (PSOL), que é uma aliada histórica do Comitê em Defesa do Banestes Público e Estadual.

Deputada Camila Valadão

Antes de passar a palavra para Jonas, Camila saudou a presença dos dirigentes do Sindicato nas galerias e chamou atenção para as faixas expostas nas galerias da Casa em defesa do Banestes. O dirigente do Sindicato lembrou que o Comitê em Defesa do Banestes foi criado em meados dos anos 1980 para blindar o banco da onda privatista que avançava sobre as empresas públicas do país. “Os bancos estaduais foram os alvos preferenciais dos privatistas de plantão. Praticamente todos os estados da federação tinham um banco estadual. A onda privatista, que se intensificou a partir dos anos 1990, deixou de pé apenas cinco bancos: BRB, Banrisul, Banco de Sergipe, Banpará e o nosso Banestes.

Jonas lembrou que ao longo dessas três décadas, o Comitê tem se articulado sempre que há uma ameaça iminente de privatização do banco capixaba. Ele rememorou as duas principais investidas para liquidar o banco, uma em 2002 e outra em 2009. “Vencemos essas batalhas, mas não podemos abandonar essa trincheira em defesa do Banestes. A ameaça continua rondando o banco sempre que há mudanças políticas”.

Termo de compromisso

Dirigente do Sindicato, Jonas Freire

Jonas explicou que foi justamente para evitar que as mudanças no Palácio Anchieta pusessem o Banestes em risco, que o Comitê passou a reivindicar que os candidatos e as candidatas ao governo assinassem um termo com o Comitê se comprometendo a manter o Banestes público e estadual. Ele destacou que o governador Renato Casagrande (PSB) foi signatário deste termo nas duas últimas eleições, em 2018 e 2022. O governador prometeu, entre outros compromissos, enviar à Assembleia um Projeto de Lei que torna obrigatório a consulta popular ante uma eventual possibilidade de venda do Banestes. Jonas disse que o plebiscito é uma reivindicação antiga do Comitê, justamente para não deixar o banco vulnerável ao governante de turno. “A deputada Camila deve apresentar em breve nesta Casa um Projeto de Lei propondo o plebiscito”.

Plebiscito

Sobre o plebiscito, a deputada Camila Valadão afirmou que está em diálogo com o Comitê para apresentar o PL na Assembleia. A deputada lembrou que foi compromisso do atual governador Renato Casagrande que o Banestes não seja vendido. “É isso que nós queremos. Qualquer discussão sobre privatização que a população opine participe e decida a respeito dos rumos do banco. Esse foi o compromisso firmado pelo governador e nós vamos apresentar o Projeto de Lei a esta Casa”, garantiu.

Deputada Camila Valadão e o dirigente do Sindibancários/ES Jonas Freire

A deputada destacou ainda que o secretário estadual Ciência e Tecnologia, Bruno Lamas (PSB), que tomou posse como deputado este ano na Assembleia, mas permaneceu no cargo por um curtíssimo período para retomar a gestão à frente da Secretaria, chegou a apresentar um PL propondo o plebiscito. Mas o PL, explicou a deputada, acabou não tramitando em virtude dessa condição transitória de Lamas entre a Assembleia e a Secretaria. Camila disse que, junto com os dirigentes do Sindicato, fez uma conversa com o secretário para apresentar um PL nos mesmos termos. “Contamos inclusive com autorização de Bruno Lamas para que pudéssemos apresentar o PL aqui nesta Casa. Faremos isso em diálogo com Comitê para mantermos essa luta em defesa do Banestes público estadual”.

Banestes em números

Na sua fala na tribuna livre, Jonas apresentou alguns números que mostram a importância do Banestes para a economia capixaba. “Quando a gente diz que o Banestes é valioso, não é mera retórica. O Banestes é uma das marcas mais valorizadas e admiradas pelo povo capixaba. De 2019 para cá, o banco vem numa escalada ascendente de lucro. Por exemplo, em 2019 o banco registrou lucro de R$ 214 milhões. Em 2024, foram R$ 392 milhões. Estamos falando de um salto de mais de 80% em cinco anos. No acumulado de 2019 para cá, o lucro do Banestes chegou a R$ 1.8 bilhão”. O dirigente afirmou que, neste período (2019 a 2024), mais de R$ 800 milhões retornaram aos cofres públicos e foram revertidos em investimentos para a população capixaba. “Estamos falando de mais dinheiro para saúde, educação, saneamento e infraestrutura”. Considerando só o resultado de 2024, o Banestes por meio de impostos, contribuições, remuneração dos empregados e distribuição de lucro, injetou mais de R$ 1.3 bilhão na sociedade capixaba.

Capilaridade

A capilaridade do banco foi outro ponto destacado pelo dirigente. Jonas afirmou que o Banestes, e somente ele, está presente hoje nos 78 municípios capixabas. “Tem Banestes no município menos populoso ao mais populoso do Estado. Será que se fosse um banco privado, o Banestes manteria uma agência para atender os cerca de cinco mil habitantes de Divino São Lourenço”, questionou. A resposta é não. Ele disse que os bancos, especialmente os privados, vêm fechando agências e postos de trabalho em todo o país nos últimos anos para reduzir custos.

Repercussão

Dep. Iriny Lopes

A deputada Iriny Lopes reforçou a importância do Banestes para os capixabas. “Não nos afastaremos da luta pela manutenção de um Banestes público e estadual que sirva a toda população capixaba. Quero ver alguém explicar em um município pequeno por que não tem mais uma agência do Banestes. Porque é isso que aconteceria. A população é que vai perder e nós não permitiremos que isso aconteça. Estaremos na luta junto com vocês como estivemos até agora”, garantiu a deputada petista.

Deputado João Coser

Dep. João Coser

João Coser, colega de partido de Iriny, também fez a defesa do banco. “Apostamos sempre em um serviço público de qualidade. Conte com a gente para defender o Banestes público e estadual”.

A deputada Janete de Sá (PSB) também se colocou à disposição do Comitê para defender o Banestes. “O Banestes está em todos os municípios e é essencial para os capixabas. Vou defender o Banestes nesta Casa”.

O deputado Fábio Duarte (Rede) também colocou o mandato à disposição do Comitê para defender o Banestes na Assembleia. Outro que defendeu o Banestes público e estadual foi o deputado Danilo Bahiense, que disse ser correntista do banco há décadas.

O diretor do Sindicato Carlos Pereira de Araújo (Carlão) enfatizou a importância da tribuna livre para ampliar o debate e deixar a população informada. “O Sindicato e o Comitê agradecem a iniciativa da deputada Camila em abrir o espaço na Assembleia para falarmos de um tema tão central para o cidadão capixaba. O Banestes é da conta de todos nós. Cabe a nós, capixabas, fiscalizarmos o banco. Nesse breve histórico que fizemos na tribuna livre, deu para notar o quanto o Banestes é importante na vida dos capixabas. Os números apresentados também mostram que seria um erro ter vendido o banco lá atrás. A expectativa do Sindicato e do Comitê é trazer as deputadas e os deputados para esta frente em defesa do Banestes. A aprovação do PL é fundamental para fortalecermos essa luta, que só está começando”, ressaltou Carlão.