Lula recebe dos representantes das centrais sindicais pauta da classe trabalhadora. Única mulher a presidir uma central, Nilza Pereira representou no ato a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora (Foto: EBC/Valter Campanato)

Dentro das atividades que marcam o 1º de Maio – Dia Mundial das Trabalhadoras e dos Trabalhadores -, as centrais sindicais fizeram um ato unificado nesta terça-feira (29) em Brasília. Pela manhã, houve uma concentração no estacionamento do Teatro Nacional. No local, foi aprovada a pauta em assembleia: redução da jornada de trabalho de 44h para 40h semanais, sem redução salarial; o fim da escala 6X1 e a isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil foram apontados como pontos centrais das reivindicações que seriam entregues mais tarde ao presidente Lula.

Do Teatro Nacional milhares de trabalhadoras e trabalhadores de diversas regiões do país partiram em marcha em direção à praça dos Três Poderes. O Sindicato dos Bancários/ES esteve no ato representado pela coordenadora-geral, Rita Lima, e pelo diretor Carlos Pereira de Araújo (Carlão), que também é membro do Comando Nacional dos Bancários. O Sindicato dos Bancários é filiado à Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, uma das centrais que integraram a ação unificada na capital federal ao lado da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), NCST (Nova Central Sindical dos Trabalhadores) e Pública.

Rita Lima e Carlão seguram a bandeira da Intersindical ao lado de outros dirigentes sindicais

Além dos três eixos em destaque, a pauta entregue a Lula trazia ao todo 26 pontos, como igualdade salarial entre homens e mulheres, redução das taxas de juros e geração de mais empregos. Rita Lima destacou a importância do ato unificado das centrais em Brasília. “Foi uma iniciativa importantíssima porque conseguimos unificar as pautas consideradas prioritárias hoje para a classe trabalhadora. A unidade fortalece a luta. Por isso é importante manter essa pauta unificada até conquistarmos cada um dos pontos”.

A dirigente também destacou a entrega da pauta diretamente ao presidente. “Fizemos o nosso trabalho que é dar voz às reivindicações da classe trabalhadora. O recado está sendo dado ao presidente Lula, à Câmara e ao Senado, que são as esferas de poder que podem encaminhar as nossas pautas. Agora precisamos manter a mobilização para garantir que as demandas dos trabalhadores sejam atendidas. A classe trabalhadora vai seguir lutando para este país ter uma distribuição de renda justa. As trabalhadoras e os trabalhadores querem seu pedaço do PIB à qual fazem jus. A luta é por justiça. A Faria Lima não pode ficar sozinha com as riquezas deste país que são essencialmente produzidas pela classe trabalhadora. Os 140 mil bilionários precisam pagar mais impostos para beneficiar milhões de trabalhadores e trabalhadoras que ganham até R$ 5 mil. Isso é distribuição de renda”, assinalou Rita.

Representantes das centrais foram em caminhada do Teatro Nacional até a praça dos Três Poderes

Carlão também enalteceu o ato unificado das centrais e lembrou que a atividade desta terça-feira terá repercussão nas mobilizações organizadas para o dia 1º nas capitais brasileiras. “A proposta de unificação da pauta da classe trabalhadora está mantida para os diversos atos que acontecem nesta quinta-feira (1º) país afora. O momento é de mobilização dos trabalhadores em torno dessa pauta. A unificação das centrais e dos trabalhadores está acontecendo de forma natural porque a pauta é consensual. A pauta nos une porque estamos lutando por uma distribuição de renda justa, melhores condições de trabalho e empregos dignos que respeitem que há vida além do trabalho”, resumiu. 

Ato do 1º de Maio em Vitória
Na próxima quinta-feira, 1º de maio, acontece no Centro de Vitória o tradicional ato pelo Dia Internacional das Trabalhadoras e Trabalhadores. A concentração será a partir das 8 horas na Praça Costa Pereira com uma caminhada prevista a partir das 9 horas até o Sambão do Povo.