No próximo sábado (02), será realizada a 27ª Conferência Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, na cidade de Itaperuna – RJ, das 9h às 17h. Com o tema “Nossa voz, nossas pautas, nosso futuro: é tempo de decisão coletiva”, a atividade irá reunir bancários da ativa e aposentados de bancos públicos e privados das bases capixaba e de Angra dos Reis, Baixada Fluminense, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo e Três Rios.

A Conferência Interestadual é preparatória para a 27ª Conferência Nacional dos Bancários que acontecerá em São Paulo, de 22 a 24 de agosto com o objetivo de debater e definir as prioridades e o plano de lutas da categoria no próximo período. Os delegados e delegadas eleitos na VIII Conferência Estadual dos Bancários e Bancárias do ES vão defender as propostas e eixos de luta aprovados pelos bancários capixabas.

Após a abertura da conferência com aprovação do Regimento interno do evento, será realizada a primeira mesa, às 11h, que debaterá os impactos das novas tecnologias e da política de terceirização no setor financeiro, no movimento sindical e no trabalho bancário. Fernando Benfica, técnico do Dieese/RJ, Bethania Emerick, do Sindibancários/ES, Hudson Bretas, do Sindicato de Itaperuna e Newton França, do Sindicato da Baixada Fluminense irão compor a mesa.

No início da tarde, às 14h, Mauro Salles, Secretário de Saúde da Contraf, Maria Aparecida, do Sindicato de Três Rios, Adilma Silva, da Fetraf RJ/ES e Rita Lima, do Sindibancários/ES vão debater sobre os impactos do aumento de metas na saúde dos bancários e a crise do adoecimento físico e mental da categoria.

A partir das 15h40, serão apresentadas as propostas e teses para aprovação e em seguida a eleição da delegação da base da Fetraf RJ/ES que irá para a Conferência Nacional.