No Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de novembro –, data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, o Brasil será tomado por atos em todos os estados pedindo “Fora Bolsonaro Racista”. Em Vitória, a XIV Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra partirá da praça de Gurigica, em Vitória. A concentração será às 14 horas.

Nas ruas, trabalhadores do campo e da cidade, militantes de movimentos sociais e entidades sindicais se unem à juventude para denunciar as políticas negacionista, genocida e racista do governo Bolsonaro. O aprofundamento da desigualdade social com o corte de políticas públicas atinge diretamente a população negra, a maior vítima da exclusão do mercado de trabalho e da falta de acesso à educação de qualidade.

Basta de violência!

Durante a marcha, os manifestantes também vão ecoar o grito de “basta de extermínio da juventude negra!”. A violência policial e outras formas e violência matam majoritariamente a juventude negra no Brasil, anos após ano, como escancaram os dados do Atlas da Violência de 2021, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP):

Em 2019, os negros (soma dos pretos e pardos da classificação do IBGE) representaram 77% das vítimas de homicídios, com uma taxa de homicídios por 100 mil habitantes de 29,2. Comparativamente, entre os não negros (…) a taxa foi de 11,2 para cada 100 mil, o que significa que a chance de um negro ser assassinado é 2,6 vezes superior àquela de uma pessoa não negra. Em outras palavras, no último ano, a taxa de violência letal contra pessoas negras foi 162% maior que entre não negras. Da mesma forma, as mulheres negras representaram 66,0% do total de mulheres assassinadas no Brasil, com uma taxa de mortalidade por 100 mil habitantes de 4,1, em comparação a taxa de 2,5 para mulheres não negras. (Atlas da Violência 2021 – p.49)

O Sindicato dos Bancários/ES é uma das entidades que contribuem com a organização da  XIV Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra, coordenada pelo Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes). A diretora do Sindibancários/ES Mônica Cristina Paes, responsável pela Secretaria de Igualdade e Diversidade, convida os bancários e as bancárias a participarem da manifestação.

“Uma sociedade mais justa, igualitária e onde há respeito à diversidade somente será possível com o fim do racismo. A exclusão racial perdura há séculos no Brasil, está nas entranhas da formação da nossa sociedade e relega a população negra às piores posições nos índices sobre educação, violência, acesso à saúde e ao mercado de trabalho formal. Precisamos manter acesa a chama dessa luta pelo fim do racismo e por políticas públicas de promoção da igualdade racial no Brasil. Contamos os bancários e as bancárias nas ruas neste sábado”, convoca Mônica Cristina.

População negra e o mercado de trabalho

Dados publicados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam que os negros compõem 55% da população brasileira. Apesar de serem a maioria, entre os trabalhadores desprotegidos, os negros são 45%, enquanto os não negros 32%, e entre as trabalhadoras nessas mesmas condições as mulheres negras são 44%, enquanto as não negras são 32%.

Nos cargos de direção, a exclusão de negros é ainda mais gritante. Mulheres negras representam apenas 1,9% dos profissionais nessas posições e os homens negros 2,4%. A alta disparidade continua na análise do rendimento médio. Enquanto a média salarial das mulheres não negras é de R$ 2.660,00, a das mulheres negras é de apenas R$1.573,00. Entre os homens, os não negros têm rendimento médio R$3.484,00 e os negros de apenas R$ 1.950,00. O estudo foi feito com base nos dados publicados pelo IBGE referentes ao segundo trimestre de 2020.

“Essa realidade macro do mercado de trabalho está escancarada no setor financeiro, um dos setores que menos emprega trabalhadores negros. É preciso lutar continuamente, nas ruas e nas nossas campanhas nacionais, por ações de promoção de igualdade racial e de oportunidades dentro dos bancos. Essa é uma luta de todos nós”, enfatiza a coordenadora geral do Sindibancários/ES, Rita Lima.

Veja os dados da pesquisa na região Sudeste:

XIV Marcha Estadual contra o Extermínio da Juventude Negra

Sábado, 20 de novembro, às 14 horas.

Saída: Praça de Gurigica, em Vitória, com ponto de dispersão na Praça de Itararé.

Confira a rota: https://marcha-fejunes.web.app/rota.html

Participe!

Lula Rocha, presente!

Em fevereiro deste ano, perdemos uma das maiores referências do movimento negro capixaba e da luta antirracista no Brasil, nosso grande companheiro Lula Rocha. Além de sua grande contribuição como defensor dos direitos humanos e no debate sobre segurança pública, ele deixou um legado de resistência. Lula Rocha foi um dos fundadores do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo e segue sendo uma inspiração para novas gerações na luta antirracista!

Lula Rocha, presente!

Com informações do Fejunes