(Matéria atualizada em 21/01/2026 às 17h32) Funcionários e funcionárias do Banestes voltaram a identificar erros nos contracheques enviados em 12 dezembro. Nesta quarta-feira (17), o Sindicato dos Bancários/ES encaminhou ofício à Gerência de Recursos Humanos (Gereh) exigindo uma solução definitiva para o problema. O Sindicato manifesta preocupação com os erros reincidentes nos contracheques. “Em menos de dois meses, é o segundo ofício que enviamos ao Banestes sobre o mesmo problema. Os erros nos contracheques começaram em setembro, se repetiram em outubro e novembro e continuaram em dezembro”, afirma o dirigente do Sindicato Marcelo Giacomin, que completa: “Temos recebido novas reclamações. O que é mais grave, em volume ainda maior em comparação aos meses anteriores”.
O dirigente afirma que a não solução do problema gera transtornos financeiros e tem impacto no orçamento familiar do trabalhador. “Ao enviarmos o primeiro ofício relatando os erros nos contracheques de outubro, a expectativa do Sindicato era de que o problema fosse rapidamente solucionado. Mas os erros persistem”, diz Giacomin.
No ofício, o Sindicato adverte que a reincidência dos erros está causando a perda de confiança no sistema de pagamento do Banestes, o que exige uma resolução imediata e em caráter de urgência. “É imperativo que esta situação seja tratada com o máximo rigor, visando mitigar os prejuízos e a insegurança gerada em toda a equipe”. O Sindicato também pede “um posicionamento imediato sobre as medidas corretivas que serão implementadas e o cronograma para a completa normalização dos pagamentos”.
O Sindicato requer ainda, caso seja tecnicamente viável, a liberação do antigo sistema como um “espelho” para que os funcionários possam comparar os contracheques referentes aos meses de setembro a dezembro. “Entendemos que essa medida auxiliará na validação dos dados e aliviará a preocupação dos envolvidos”, registra o ofício.

