Com 51% dos votos, o candidato apoiado pelo Sindibancários/ES, Jorge Vaccari, foi eleito para o Conselho de Administração do Banestes. O segundo turno da eleição terminou na última terça-feira (11) e teve a participação de 1.460 bancários e bancárias. A bancária Sibiakaren ficou em segundo lugar, com 47,82% dos votos.

Defender um Plano de Cargos e Salários (PCS) decente com valorização dos empregados e o Banestes público e estadual são compromissos assumidos por Jorge Vaccari. O dirigente do Sindibancários/ES Marcelo Giacomin agradece aos bancários e as bancárias que participaram da eleição, seguiram a orientação do Sindicato e votaram em Jorge Vaccari.

“Foi uma campanha dura e o apoio das centenas de banestianos e banestianas, de norte a sul do Estado, foi fundamental para eleger o candidato que tem compromisso com a pauta de luta da categoria, principalmente com a defesa do Banestes público e estadual. Seguimos juntos, acompanhando o mandato de Jorge Vaccari e atentos para que ele atue sempre em defesa dos direitos dos empregados nesse espaço estratégico de tomada de decisões dentro do banco”, enfatiza Gioacomin.

Ao agradecer os votos, Vaccari reafirma o compromisso em fazer um mandato transparente e alinhado com a pauta da categoria. “Agradeço a cada banestiano e banestiana que me elegeu. Vamos seguir juntos, pois a gestão desse mandato é de todos nós. Reafirmo meus compromissos de campanha de atuar em defesa do Banestes público e estadual, de um ambiente de trabalho mais humano e justo, de fortalecer a luta por um PCS que valorize os empregados, de defender o emprego dos bancários e a nomeação dos candidatos apoiados no último concurso”, agradece Vaccari.

O dirigente do Sindicato destaca ainda a importância do diálogo que  a entidade teve com os outros candidatos durante o processo eleitoral. “A defesa do Banestes público e estadual é uma pauta comum a todos. Isso nos unifica e é de extrema importância principalmente neste ano em que vamos eleger um novo governador. Precisamos garantir que os candidatos ao governo assinem o termo de compromisso pela continuidade do Banestes público e estadual”, destaca Marcelo Giacomin.

Confira os compromissos assumidos por Jorge Vaccari:

  • Fortalecer a luta por um Plano de Cargos e Salários com critérios claros de mérito, reconhecimento do tempo de serviço e mesa de negociação específica com o Sindicato.
  • Defender o emprego bancário. Precisamos enfrentar a demissão sem justa causa, combater o assédio e todas as formas de discriminação.
  • Lutar pelo restabelecimento da contribuição paritária na Fundação Baneses e rediscutir a sustentabilidade da Banescaixa para garantir proteção aos ativos e aposentados.
  • Defender a nomeação dos aprovados no último concurso. Mais empregados significa mais qualidade de vida para os empregados e empregadas.
  • Propor revisão da REV retirando a trava e abrir um canal para rediscutir melhor a distribuição da REV.
  • Prestar contas sobre as manifestações que fizer no Conselho de Administração a respeito de temas pertinentes aos banestianos, respeitando os temas sigilosos conforme prevê o Estatuto.
  • Atuar contra a privatização ou qualquer tentativa de fragilização do Sistema Financei ro Banestes (SFB).
  • Atuar pela função social do banco, garantindo que o lucro não se sobreponha ao papel social do Banestes como banco público e dos capixabas.