Com a justificativa de flexibilizar a jornada de trabalho, o Bradesco adotou o modelo de compensação de horas, em que substitui o pagamento de horas extras por folgas. O acordo é individual e os bancários e as bancárias são livres para aderir ou não. No entanto, o Sindibancários/ES e entidades de outros estados vem recebendo diversas denúncias de empegados que relatam pressão indireta de gestores para que assinem o acordo.

O Sindicato alerta sobre os riscos da adesão a um acordo individual, sem a proteção de direitos resguardados nas negociações coletivas. Além disso, é preciso ficar atento aos impactos na rotina profissional e pessoal ao aderir o modelo de compensação de horas. Em um modelo de gestão baseado em metas abusivas, a compensação de horas pode dificultar o planejamento da rotina e aumentar ainda mais o desgaste físico e mental dos trabalhadores.

“Esse é um modelo de acordo que deixa o trabalhador mais vulnerável.  E alertamos que a adesão deve ser voluntária. Não aceite nenhuma pressão do banco ou da gerência e decida sobre a adesão ou não sempre atento aos nossos acordos coletivos. A compensação deve beneficiar o bancário, e não atender os interesses do banco. Qualquer dúvida, procure o Sindicato”, orienta o diretor do Sindibancários/ES, Fabricio Coelho.

Acione o Sindicato

Em caso de dúvidas ou pressão para aderir o acordo, acione a Secretaria Jurídica do Sindicato: (27) 3331-9999 e (27) 99650-8033.