Está aberta a lista de espera para a Conferência Estadual dos Bancários e das Bancárias. O evento é preparatório para a Campanha Nacional da categoria e será realizado nos próximos dias 24 e 25 de abril no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, Serra. Os bancários e bancárias que ainda não se inscreveram têm até o dia 20 de abril para se cadastrarem na lista de espera, uma vez que a conferência já atingiu o número de participantes.
Faça seu cadastro da lista de espera aqui.
Com o tema “Na guerra contra o fascismo nossa luta é por soberania, direitos e vida”, a Conferência será um espaço de debates sobre saúde e condições de trabalho, conjunturas política e econômica estadual, do Brasil e do mundo, inteligência artificial e combate à violência contra as mulheres. O evento também é um importante etapa de organização da Campanha Nacional dos Bancários e das Bancárias deste ano.
Transporte e acessibilidade
O Sindicato vai subsidiar os custos do evento, oferecendo também transporte coletivo ou reembolso do combustível por quilometragem para os bancários que oferecerem carona solidária.
Os trabalhadores com deficiência que têm necessidade de um cuidador devem levar acompanhante, que terá hospedagem e alimentação custeadas pelo Sindicato. Eles também serão atendidos em suas necessidades específicas indicadas no momento da inscrição.
Confira a programação prévia da Conferência
Sexta-feira (24)
9h- Debate: “Vivemos uma epidemia do adoecimento mental dos trabalhadores?”
Convidado: André Guerra – psicólogo, advogado, jornalista, doutor em Psicologia Social, Assessor Técnico do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e da Fetrafi-RS
12h30 – Almoço
14 h- Congressos específicos dos bancos públicos e privados
18h- Encerramento dos congressos específicos
19h- Jantar
20h- Abertura da Conferência Estadual dos Bancários e das Bancárias 2026
Sábado (25)
9h – Debate: “Conjunturas: desafios e perspectivas para a classe trabalhadora”*
Convidados:
Pedro Donizete da Costa Júnior – Doutor em Ciência Política na USP, Professor licenciado de Relações Internacionais e Economia das Faculdades de Campinas (FACAMP). Atua predominantemente nas áreas de Economia Política Internacional, Geopolítica, Filosofia Política, Relações Internacionais Contemporâneas e Teoria das Relações Internacionais. Autor dos livros “O Poder Americano no Sistema Mundial Moderno: Colapso ou Mito do Colapso?”;(Curitiba: Editora Appris, 2019). “EUA X China: A Luta Pelo Poder Global”; (São Paulo: Editora Escuta, 2026).
Editor de Geopolítica e Relações Internacionais do Jornal GGN. Comentarista convidado de Relações Internacionais das principais emissoras e meios de comunicação do Brasil (Globo News, Band News, SBT News).
Vladimir Pinheiro Safatle – Filósofo e psicanalista. Professor Titular do Departamento de filosofia e do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), além de professor convidado e pesquisador em outras universidades e instituições europeias, africanas e norte-americanas (Paris I, Paris VII, Paris VIII, Paris X, Toulouse, Louvain, Stellenboch Institute of Advanced Studies/Africa do Sul, Essex, Berkeley, Veneza). Um dos fundadores da International Society of Psychonalysis and Philosophy (SIPP-ISPP) e um dos coordenadores do Laboratório de Pesquisas em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (latesfip/USP). Colunista da Folha de São Paulo por 10 anos, colunista do El País por 3 anos, escreve para os principais jornais do país.
11h30 – Debate: “Inteligência Artificial com direitos sociais”
Convidado: José Vital – Secretário de Organização e Comunicação da Frente de Inteligência Artificial (IA) com Direitos Sociais no Ceará. É presidente do INIADS Brasil (Instituto Nacional por Inteligência Artificial com Direitos Sociais).
12h45 – Almoço
14h15 – Debate: “O feminismo e a luta pelo fim da violência contra as mulheres no Brasil”
Convidada: Milly Lacombe – jornalista, escritora, roteirista, cronista, comentarista esportiva, feminista. Pioneira no jornalismo esportivo, atuou no SporTV, Globo e na Record. Foi diretora de redação da revista TPM, trabalhou também como colaboradora do jornal Folha de S.Paulo, em Los Angeles, e do UOL, em Nova York. Como roteirista, atuou nos programas Amor & Sexo, na Globo, Super Bonita, Tempero de Família e Bem Juntinhos, no GNT. Lançou mais de seis livros, entre eles o romance best-seller O Ano em que Morri em Nova York, Eu Te Amo, Cretino e Feminismo Para Não Feministas. Atualmente, escreve colunas diárias para o UOL e atua como consultora e palestrante colaborando com marcas, instituições culturais e grupos empresariais, abordando temas como literatura, futebol e questões de gênero, além de ser membro do comitê curatorial do Museu do Futebol em São Paulo.
16h15 – Intervalo
16h40 – Balanço da Campanha Nacional de 2024
Votação das propostas
- Domingo (26) livre para lazer no hotel até as 14 horas.

