Hoje é Dia Nacional de Luta Contra a Retirada de Direitos. As manifestações contra as reformas que afetam a vida dos trabalhadores tiveram início na manhã desta sexta-feira, dia 10, na Praça Oito, no Centro de Vitória. A próxima ação será a partir das 17 horas, com concentração no Teatro Universitário, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), de onde trabalhadores e estudantes saem em caminhada contra os retrocessos em curso no país.

“Nessa conjuntura histórica em que acontece esse desmonte perverso e tendo em vista que a partir desta semana os trabalhadores vão fazer parte dessa derrota histórica, nós entendemos que só há uma forma de mudar essa correlação de força: é a partir da luta”, destacou o diretor do Sindibancários/ES, Dérick Bezerra. Ele enfatizou que a mudança institucional tem suas limitações e citou os desdobramentos das duas denúncias contra Michel Temer, que “possui a institucionalidade na mão”.
Para Derick, é preciso mudar o território da luta de classe, da via institucional para o “chão de fábrica onde os trabalhadores são mais fortes”. Ele destacou também que o papel do Sindicato está voltado inteiramente para o protagonismo da classe trabalhadora em todos os espaços de representação. “Esse é um momento de enfrentamento direto com a burguesia, que cada vez mais quer aumentar a sua faixa de lucro precarizando as condições de trabalho dos trabalhadores”, afirma.
Jonas Freire, coordenador geral do Sindibancários/ES, destaca esse dia como histórico não somente pelas manifestações em todo país, mas porque antecede a entrada da novas regras na legislação trabalhista. “A gente tem uma ameça grande sobre nossas direitos. A gente precisar querer construir a luta e a nossa unidade. Esse é o nosso desafio”, sugere.
Desmontes
A partir de amanhã, dia 11, a contrarreforma trabalhista que extermina empregos e direitos, começa a vigorar. O governo até agora já aprovou o fim do investimento na educação e na saúde, com a “PEC do fim mundo”, que limita o orçamento público por 20 anos. Pretende acabar com a aposentadoria e privatizar as empresas do Brasil, como a Petrobras, a Caixa, o Banco do Brasil, a Eletrobrás, Correios e a Casa da Moeda.
As manifestações contra todos esses retrocessos nesse Dia Nacional de Luta Contra Retirada de Direitos acontece em todo país nesta sexta-feira, dia 10. Participaram do ato na Praça Oito representações sindicais de base em diversos setores, como saúde, educação, limpeza, entre outros.
Aguarde novas informações do ato desta tarde, na Ufes!






