Aberta Conferência Nacional dos Bancários que definirá minuta de reivindicações

11/06/2022 10:47

Evento reúne mais de 900 bancários e bancárias de todo país até domingo, 12. Realizado no formato on-line e presencial em São Paulo, a Conferência definirá quais serão as reivindicações da categoria para a Campanha Nacional deste ano

Durante a abertura, os bancários homenagearam as mais de 668 mil vítimas da covid-19 no Brasil

Teve início na noite desta sexta-feira, 10, a 24ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. Com o tema “Um país + justo pra gente, este é o Brasil que a gente quer”, a Conferência ocorre de forma híbrida, com participação presencial em São Paulo, no Holiday Inn, Parque Anhembi. Até domingo, 12, delegados e delegadas de 122 sindicatos da categoria no país, entre eles do Sindibancários/ES, vão participar de debates sobre a conjuntura política e econômica, discutir e definir a minuta de reivindicações da Campanha Nacional deste ano.

No ano em que a Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) dos bancários completa 30 anos, a categoria entra em campanha na luta por melhores condições de trabalho, reajuste salarial com ganho real, defesa dos direitos conquistados e também pela derrota de Bolsonaro e do bolsonarismo.

“Enfrentamos um dos momentos mais duros da nossa história. O resultado do desgoverno de Bolsonaro é a retirada de direitos dos trabalhadores, a privatização das empresas públicas, o aumento da miséria e do empobrecimento da população. Nesta conjuntura, teremos uma campanha dura que exige mais do que nunca nossa unidade para garantir nossos direitos, nossas conquistas de 30 anos de CCT, nosso emprego, a manutenção dos bancos públicos e a derrota do Bolsonaro e de seus aliados”, enfatiza a coordenadora geral do Sindibancários/ES, Rita Lima, que integra a delegação dos bancários capixabas.

Durante a abertura do evento, o secretário geral da Intersindical, Edson Carneiro Índio, também falou sobre a crise econômica provocada pela política nefasta do governo Bolsonaro, que tem levado milhares de brasileiros à miséria. Índio destacou o histórico de luta da categoria bancária que foi protagonista nas lutas pela redemocratização do país, contra as privatizações e pelos direitos da classe trabalhadora. Na conjuntura atual, os bancários devem ser ativos nas mudanças que o país precisa, como enfatizou Índio:

“A agenda que o Brasil precisa deve ser pela revogação do teto de gastos para termos investimentos públicos rigorosos em ciência e tecnologia, saúde, educação, em emprego digno. Precisamos discutir o papel dos bancos públicos, da Petrobras, do setor elétrico, das universidades, articular todas as nossas riquezas em um projeto de desenvolvimento que leve o povo à dignidade humana. Também é urgente revogar a reforma trabalhista. Para isso é fundamental derrotar a extrema direita, Bolsonaro e o neoliberalismo”.

Reivindicações da categoria

No domingo, 12, será aprovada a pauta de reivindicações da categoria que será levada à votação nos estados para posterior entrega à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para o início das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) específicos dos bancos públicos.

Os delegados capixabas vão defender a proposta de minuta aprovada no 7º Congresso Estadual dos Bancários do Espírito Santo, realizado em maio deste ano. Reajuste de 10% mais inflação do período, PLR linear para todos os bancários, defesa do emprego e dos bancos públicos e fim das metas estão entre as prioridades para os bancários capixabas.

“Vamos enfrentar negociações difíceis. Mesmo com os altos lucros dos bancos, temos a ameaça real de imposição de arrocho salarial e de corte de direitos. Será crucial fortalecer nossa mobilização em cada unidade de trabalho, pois somente com o engajamento e a participação dos trabalhadores vamos garantir nossos direitos e avançar nas negociações da pauta deste ano”, alerta o diretor do Sindibancários/ES e integrante do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Pereira de Araújo (Carlão).

No Espírito Santo, a minuta aprovada será colocada em votação nas assembleias que serão realizadas na próxima terça-feira, 14, às 18 horas, em Vitória, Colatina, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim.