A agência Banestes sofreu um incêndio parcial no dia 29 de abril, um sábado. Por sorte, o fogo foi rapidamente controlado, mas deixou muita fuligem espalhada por toda a agência, tornando o ambiente impróprio para o trabalho. Não houve vítimas. O Banestes não explicou as causas do incêndio, mas informações não oficiais apontam um curto-circuito no sistema de ar condicionado. “Como o incêndio ocorreu num fim de semana, quando não havia expediente, ninguém se feriu”, afirma com alívio o secretário-geral do Sindicato dos Bancários/ES, Jonas Freire.

Para amenizar a situação, o Banestes retirou o gesso do teto, que estava completamente carbonizado (Fotos: Sindibancários/ES)
Segundo o dirigente, o que chamou a atenção do Sindicato foi o fato de o Banestes ter retomado o expediente na agência normalmente após o incêndio, pondo em risco a saúde dos bancários, funcionários terceirizados e clientes. Após o Sindicato cobrar uma posição do banco, o gerente-geral de Recursos Humanos do Banestes, Alexandre Carlquist, foi conferir de perto a situação e prometeu tomar providências. O banco se comprometeu com o Sindicato a restringir a permanência de funcionários no local. Jonas explica que foi adotado um esquema de rodízio, e alguns funcionários estão trabalhando em home office. Alguns funcionários também foram remanejados para um posto do Banesfácil próximo à agência, onde vão fazer o atendimento a clientes. A área de auto-atendimento da agência não foi afetada e segue funcionando normalmente.
O Sindicato sugeriu ao Banestes a locação de um espaço comercial em frente à agência para transferir temporariamente os serviços bancários para o local, até que a reforma seja concluída, mas o banco preferiu adotar outras alternativas. “Vamos seguir fiscalizando se as medidas firmadas estão sendo cumpridas para que o expediente na agência só volte ao normal após a finalização da reforma. O Banestes estimou que a reforma deve durar mais 15 dias.

Imagem compara situação da agência antes e após o incêndio. A agência Santa Teresa foi inaugurada em 2019
Sindicato soube por acaso
O diretor do Sindicato Idelmar Casagrande estava em Santa Teresa para tratar de assuntos sindicais relacionados à Caixa Econômica. “Fiquei sabendo do incêndio e das condições insalubres de trabalho na agência do Banestes. Fui imediatamente ao local e fiquei chocado com as condições. Não sei como eles conseguiram suportar o forte cheiro de fumaça durante aqueles dias. As imagens [acima] comprovam que as condições da agência eram impróprias para a permanência de funcionários e clientes”, aponta Idelmar.
O dirigente reforça sobre a importância de os funcionário denunciar ao Sindicato quaisquer irregularidades. “Se a denúncia fosse feita imediatamente após o incêndio, o Sindicato já teria tomado providências e evitado que os trabalhadores ficassem respirando fumaça todos esses dias. Há um canal de denúncia no Sindicato indicado para esse e outros tipos de irregularidades. O canal preserva integralmente a identidade do denunciante, mas quem preferir pode fazer a denúncia anonimamente. O importante é denunciar”, enfatiza Idelmar.

