O Sindicato dos Bancários/ES convoca todos os empregados da Caixa Econômica Federal da base capixaba, sindicalizados e não sindicalizados, a participarem, na próxima segunda-feira (09), a partir das 18h00, de assembleia geral específica. A assembleia será precedida de uma plenária que irá avaliar a proposta apresentada pela Caixa, já rejeitada por 77% dos empregados do banco no Espírito Santo. Imediatamente à plenária, das 19h00 às 23h00, os empregados decidem em assembleia, também virtual, se deflagram greve por tempo indeterminado a partir da zero-hora do dia 13 de setembro de 2024. (Saiba como participar da plenária/assembleia no final deste texto).
A coordenadora-geral do Sindibancários/ES, Rita Lima, afirma que a proposta rebaixada da Caixa acabou empurrando naturalmente os empregados para uma iminente paralisação por um acordo específico decente. “Vamos debater a proposta apresentada pela Caixa na plenária e submeter o encaminhamento pela greve aos empregados. Afinal, a categoria é sempre soberana para decidir. A greve é um instrumento legal e legítimo do trabalhador, previsto na Constituição, e devemos recorrer a ele quando as negociações na mesa se esgotam.”, reforça Rita.
A dirigente destaca que a proposta da Caixa foi maciçamente rejeitada pelos empregados de diversas bases sindicais em todo o país (até o fechamento deste texto a Contraf ainda não havia divulgado o resultado oficial das assembleias realizadas nos dias 05 e 06 de setembro). “Quando a proposta é muito rebaixada, a tendência é ser rejeitada. Cabe agora à direção da instituição entender o recado da categoria e apresentar uma nova proposta que atenda dignamente às reivindicações das empregadas e dos empregados”, enfatiza.
A coordenadora-geral acrescentou que a mobilização e o engajamento da categoria foram fundamentais para dizer não à proposta, e mais uma vez parabenizou os empregados e as empregadas da Caixa. “Vamos nos manter mobilizados porque a luta só está começando. Caso a greve seja o desejo da categoria, a união é sempre decisiva para a vitória. Se ousarmos lutar, venceremos!”.
CONVOCAÇÃO DE PLENÁRIA E ASSEMBLEIA GERAL!
SEGUNDA-FEIRA – 09 DE SETEMBRO DE 2024
Plenária – às 18h – LINK
Assembleia – a partir das 19h – LINK
Confira o edital


