O Sindicato dos Bancários/ES convocará para a próxima semana a assembleia de votação do Acordo Coletivo de Trabalho Emergencial (pandemia covid-19) que complementa a regulamentação das relações de trabalho no Banco do Brasil durante a pandemia. A data será confirmada e divulgada nos veículos de comunicação do Sindicato, com formalização por edital.

Nacionalmente, as assembleias virtuais estão previstas para esta quarta e quinta-feira, 01 e 02. O adiamento da assembleia estadual acontece em função do curto prazo dado pela Contraf para que a proposta de acordo fosse avaliada e discutida nos estados.

“Na última sexta-feira, 26, a Contraf orientou a aceitação dos acordos sem apresentar da íntegra da minuta, indicando que as assembleias acontecessem três dias úteis depois. Entendemos que um acordo dessa importância deve ser amplamente discutido, para que os bancários estejam esclarecidos e votem com segurança sobre os termos propostos. Não podemos decidir nosso futuro na pandemia de maneira açodada. Enquanto Sindicato, estamos fazendo uma avaliação política e jurídica da proposta para socializar com os bancários capixabas e, em breve, confirmaremos a data da assembleia”, explica a diretora do Sindibancários/ES Goretti Barone, que é bancária do BB.

O Sindicato também alerta que os bancários só poderão votar depois de abertura formal do processo de assembleia virtual, que será feito pelo próprio Sindicato dos Bancários/ES. Nesse sentido, o comunicado interno enviado pela Diretoria Gestão da Cultura e de Pessoas indicando link de votação deve ser desconsiderado.

“Os processos de votação são coordenados pelos Sindicatos. É estranho que o banco utilize sua própria estrutura administrativa no sentido de pressionar os empregados a votarem uma proposta de acordo sem a devida discussão com a base. Reiteramos que o link de votação será disponibilizado pelo Sindicato dos Bancários/ES após formalização da assembleia virtual em edital e nos nossos meios de comunicação”, salienta Goretti.