Bancários e bancárias de todo o país se mobilizaram nesta quarta-feira (17) no dia nacional de luta contra as demissões em massa no Itaú. No Espírito Santo, o ato aconteceu na agência do Itaú no Centro de Vila Velha. Dirigentes do Sindicato dos Bancários/ES se concentraram na frente da agência e entregaram folhetos para conscientizar a população sobre as demissões. No último dia 8 o Itaú desligou arbitrariamente mais de mil funcionários. Segundo o próprio banco admitiu, há seis meses a Inteligência Artificial (IA) vinha monitorando os funcionários. A partir da análise da IA, o Itaú alegou que havia “baixa aderência ao home office” por parte dos funcionários.

Durante o ato desta quarta-feira, o dirigente do Sindicato Marcelo Dalarmelina criticou a intransigência do Itaú de se recusar a reconsiderar as demissões. Ele se referia à reunião da última segunda-feira (15) com o banco. Os interlocutores do Itaú afirmaram que o banco não irá rever as demissões. Na ocasião, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) cobrou informações sobre o monitoramento aos empregados demitidos, uma vez que muitos deles disseram que trabalhavam conforme a rotina estabelecida e que até teriam recebido promoções e prêmios pelos resultados obtidos. 

“Apesar da intransigência do banco, vamos continuar mobilizados. Não aceitaremos as demissões. Vamos recorrer às vias legais para revertê-las”, afirmou Marcelo. O movimento sindical estuda ações judiciais para reivindicar a reintegração dos funcionários demitidos. Estão sendo consideradas também ações por dano moral coletivo e a responsabilização do Itaú por desrespeito às negociações coletivas. 

Após as denúncias das demissões arbitrárias tornarem-se públicas, o Ministério Público do Trabalho (MPT) informou que está abrindo uma investigação sobre o caso.
(Fotos: Sérgio Cardoso/Sindibancários/ES)