Com 82% dos votos, bancários e bancárias capixabas rejeitaram a proposta da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Os empregados da Caixa e do Banco do Brasil também votaram “não” às minutas dos acordos específicos. O índice de rejeição à proposta da Caixa foi de 77% e a do BB 79% A assembleia virtual terminou às 20 horas desta quinta-feira (05) e foi realizada por meio do sistema de votação on-line do Sindicato. O total de votantes foi de 1.697 bancários.
As propostas de acordo foram amplamente discutidas pela categoria bancária no Espírito Santo em plenárias virtuais realizadas nas noites de terça e quarta-feira. Desde as últimas negociações, realizadas no último final de semana, a direção do Sindibancários/ES orientou a rejeição de todos os acordos apresentados pelos bancos públicos e privados.
“As assembleias expressaram a indignação dos bancários e das bancárias capixabas com as propostas da Fenaban, do BB e da Caixa. Os acordos, tanto o geral como os específicos, são muito ruins e não atendem minimamente a expectativa da categoria. Já nesta sexta-feira, a direção do Sindicato vai se reunir e fazer uma avaliação dos resultados das assembleias nos outros estados. Precisamos ter uma visão geral de como foram as votações no Brasil para orientar os bancários capixabas quanto às nossas estratégias neste momento. É importante destacar que também não temos ainda uma proposta do Banestes e seguimos em negociação com o banco”, destaca o dirigente do Sindicato e integrante do Comando Nacional, Carlos Pereira de Araújo (Carlão)
Diante de proposta com índice de reajuste de apenas 0,7 % de aumento real e sem avanços em outras questões fundamentais para a categoria, como saúde, os dirigentes do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo não hesitaram em seguir na direção contrária da corrente majoritária do Comando Nacional, orientando o “não” para todas as propostas.
“Parabenizamos a categoria bancária capixaba que, com soberania, rejeitou as propostas apresentadas e que representam ameaça aos nossos direitos conquistados. Tivemos uma participação expressiva da categoria nas assembleias e isso é muito importante para mostrar nossa força e disposição para seguir na luta por acordos decentes, que contemplem as nossas reivindicações. Agora devemos seguir mobilizados e é importante a participação de todos os bancários na plenária, assembleia e ações que serão realizadas na próxima semana”, enfatiza a coordenadora geral do Sindibancários/ES, Rita Lima.
Rita também destacou o desrespeito da direção da Caixa com os empregados após a última rodada de negociação. “Repudiamos também a atitude da direção da Caixa que não enviou a minuta redigida a tempo para ser lida pelos empregados. Como se não bastasse o atraso, o banco enviou o texto final com cláusulas que destoam e muito do que foi negociado. Exigimos uma resposta da direção da Caixa sobre essa postura absurda”, denuncia Rita.
Plenária e assembleia nesta segunda-feira
Os bancários capixabas também aprovaram (com 68% dos votos) o estado de assembleia permanente, ou seja, nova assembleia pode ser convocada a qualquer momento em precisar cumprir os prazos legais do Código Civil e do Estatuto. E já nesta segunda-feira, será realizada plenária e assembleia a partir das 18 horas para discutir e deliberar sobre as próximas ações da campanha.

