
Nesta terça-feira, 07, bancários e bancárias da Caixa e do Banco do Brasil ocuparam as entradas de agências em várias partes do país no Dia Nacional de Luta em defesa dos bancos públicos e de seus empregados. No Espírito Santo, as ações foram realizadas na agência da Caixa Beira Mar e no prédio PIO XII do BB, no Centro, em Vitória. O protesto dos trabalhadores foi por melhores condições de trabalho, contratação de mais empregados, fim da cobrança por metas e defesa dos bancos públicos.
Os dois maiores bancos públicos do país passam por um verdadeiro sucateamento promovido pelo governo Bolsonaro e os presidentes dos bancos indicados por ele. A realidade na Caixa e no BB é a mesma: escassez de funcionários, fechamento de agências, péssimas condições de trabalho e gestões opressoras norteadas por práticas de assédio moral para forçar o alcance de metas. Além dos bancários, os clientes e a população também são prejudicados, com as longas filas para atendimento e o recuo da atuação dos bancos nos investimentos em políticas públicas.
Em defesa da Caixa e de seus empregados

A ação realizada nesta terça-feira, 07, na Caixa deu início ao calendário de luta em defesa da Caixa e de seus empregados, que tem atos previstos até o dia 12 de janeiro de 2022, data do aniversário do banco. No protesto de hoje, os bancários retardaram a abertura da agência, da Superintendência e de outros setores administrativos até as 10h40, para dialogar com os empregados e clientes.
“Os bancários e as bancárias da Caixa estão vivendo em um ambiente de trabalho adoecedor. Sem empregados suficientes e com a alta demanda de clientes, eles estão sobrecarregados, além de terem que lidar com a pressão para bater metas. Essa realidade também impacta os clientes, que enfrentam horas de espera nas filas, muitas vezes aglomerados. Nossa luta é para que a Caixa respeite os seus empregados, garanta melhores condições de trabalho, sem cobrança de metas e sem instrumentos de assédio moral, como o GDP”, enfatiza o diretor do Sindibancários/ES, Ronan Teixeira.
A defesa da Caixa 100% pública também faz parte da luta dos bancários. “A Caixa cumpre um papel fundamental no desenvolvimento social e econômico do Brasil, atendendo a população nas áreas mais carentes de investimentos. Nesta pandemia isso ficou mais que evidente com o pagamento do auxílio emergencial. Os bancários e as bancárias não fizeram corpo mole para cumprir o papel social da Caixa”, frisa Teixeira.
BB, respeite seus funcionários!

Em janeiro de 2021, a atual gestão do Banco do Brasil deu início a mais um plano de desmonte do Banco do Brasil, chamado de “reestruturação”, que promete o fechamento de mais de 360 unidades, desligamento de 7 mil funcionários e venda de subsidiárias. Paralelo ao desmonte, os trabalhadores que continuam nos bancos são submetidos à sobrecarga de trabalho e a metas abusivas.
“Hoje foi um importante dia de luta contra essa gestão desrespeitosa e adoecedora do BB. Até mesmo durante a pandemia, o banco desligou funcionários e manteve uma gestão opressora, impondo sobrecarga de trabalho e cobrança de metas. Agora, os bancários do grupo de risco estão sendo convocados sob pressão, obrigados a colocarem a vida em risco já que a pandemia não acabou e há novas variantes circulando”, aponta a diretora do Sindibancários/ES Bethânia Emerick.
O protesto dos trabalhadores também foi realizado nas redes sociais. Acesse as páginas do Sindicato, curta e compartilhe os conteúdos.
Com informações da Contraf









