Com mais de 570 mil mortes por covid-19, o Brasil segue ainda com alto índice de letalidade nesta pandemia. Nesta quinta-feira, 19, foram mais de 979 vidas perdidas para o vírus. Mesmo diante desse risco real de contaminação e de morte, bancários e bancárias da Caixa com comorbidades estão sendo pressionados a retornarem ao trabalho presencial. No entanto, de acordo com comunicado do próprio banco, em 14 de junho, o home office está mantido até o dia 30 de setembro.
De acordo com as orientações das comunidades científicas, é preciso ter no mínimo 70% da população com o ciclo de vacinação completo para que ocorra um retorno seguro das atividades normais. Ainda assim, o aumento da circulação das novas variantes coloca em risco a tão esperada imunidade coletiva.
“A regra continua a mesma. Ou seja, a orientação é que os bancários e as bancárias com comorbidades, ainda que tenham completado o ciclo de imunização, permaneçam em home office ou, minimamente no rodízio. O ciclo completo significa ter tomado as doses necessárias de acordo com o imunizante oferecido mais o período recomendado para que o imunizante faça efeito. Não podemos abrir mão de defender a saúde e a vida dos empregados”, orienta o diretor do Sindibancários/ES Ronan Vieira Teixeira.
O retorno antecipado vai também contra o protocolo de intenções assinado pela Caixa com o Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal para a adoção e revisão de práticas na prevenção de contaminação da covid-19 no acesso aos serviços bancários.

