Em congresso realizado neste sábado, 25, bancários e bancárias do Banestes aprovaram a minuta de reivindicações específica da categoria. O encontro, realizado por meio de plataforma digital, também foi momento de debate sobre os desafios da conjuntura política e econômica atual. Nesta semana, bancários do Bandes se reúnem para discutir e aprovar a minuta específica dos empregados.
Dentre as reivindicações e eixos de campanha dos banestianos aprovados estão reajuste salarial de 5% mais inflação, suspensão de qualquer processo de terceirização, defesa do Banestes público e estadual, mais contratações, defesa da Banescaixa e regulamentação do teletrabalho.
O avanço na pauta de reivindicações dos bancários do Banestes e do Bandes somente será possível com a mobilização dos trabalhadores, como destacou o coordenador geral do Sindibancários/ES, Jonas Freire. “Mesmo em meio à pandemia, é fundamental fazer uma campanha salarial forte. A defesa dos nossos direitos depende diretamente da nossa disposição para fazer todos os enfrentamentos necessários durante a campanha. Precisamos ficar atentos, pois a Campanha Salarial deste ano será rápida. No dia 01 de setembro nosso acordo atual não terá mais validade. Por isso, os bancários e bancárias devem ficar atentos às assembleias, que serão virtuais. Precisamos nos mobilizar, mais do que nunca”, alertou.
Em meio à pandemia, muitos bancários e bancárias passaram a trabalhar no modelo de teletrabalho em domicílio, sem, no entanto, receber ajuda de custo para as despesas como luz, internet, telefone e, ainda, sem o mobiliário adequado. Além disso, os bancos já sinalizam a intenção de ampliar esse modelo de trabalho remoto. Por isso a regulamentação do teletrabalho com garantia de direitos dos trabalhadores é um dos debates cruciais nesta campanha.
“Neste momento, precisamos nos mobilizar para garantir nossos direitos já conquistados. A Intersindical está nessa luta, empenhada na organização dos trabalhadores bancários capixabas. Garantir direitos dos trabalhadores no modelo de teletrabalho e home office é um desafio. Na campanha salarial do Bandes e do Banestes vamos fazer esse debate, precisamos regulamentar para que os trabalhadores não saiam prejudicados”, destacou o dirigente da Intersindical e diretor do Sindibancários/ES, Idelmar Casagrande.
No primeiro trimestre deste ano, o Banestes alcançou lucro líquido de R$ 83 milhões, um crescimento de cerca de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Com esse alto índice de lucratividade, o banco tem todas as condições para acatar a pauta de reivindicações dos bancários e bancárias, como destaca o representante dos empregados no Conselho de Administração do Banestes, Wander Egídio.
“Tenho a responsabilidade de representar a categoria. Fui eleito para isso e uma coisa é certa: omissão não pode acontecer. Mesmo com os bancários em home office, o Banestes teve um lucro de R$ 83 milhões no primeiro trimestre deste ano. A pandemia não afetou o resultado do banco, por isso não há justificativa para o Banestes negar nossas reivindicações nesta campanha”, frisou Egídio.
Banestes público e estadual
A defesa do Banestes público e estadual é um dos principais eixos aprovado na campanha salarial dos banestianos. Durante o congresso, o militante social e advogado do Sindibancários/ES, André Moreira, destacou como a política econômica neoliberal do governo Casagrande, que mantém, por exemplo, medidas de renúncia fiscal, podem impactar o Banestes.
“O governo Casagrande é uma continuidade do programa econômico neoliberal de Paulo Hartung, com ações centradas na ONG Espírito Santo em Ação. Nessa linha, durante encontro dos empregados do Banestes, Casagrande fez um apontamento preocupante, dizendo que enquanto o banco der resultados ele não será privatizado. Essa é uma mudança do discurso significativa, já que durante campanha eleitoral, Casagrande assinou o termo em defesa do Banestes público e estadual e assumiu o compromisso de, além de não privatizar, não terceirizar atividades. Mas a terceirização já está em curso no banco. Inclusive, a terceirização do setor de TI passa informações estratégicas do banco para mãos da iniciativa privada, colocando em risco a segurança do banco”, frisou Moreira.
O encontro também contou com a participação da presidente da Banespar, Maria José Pimenta, que falou sobre a importância da manutenção da associação, que neste ano completou 30 anos.“Temos 1400 associados e associadas. Enquanto a Banescaixa cuida da saúde, a Banespar cuida do prazer, do lazer, daquilo que o aposentado e ativo necessitam para viver em harmonia. Nossa missão é contribuir com a qualidade de vida dos banestianos. Por isso é importante a participação de ativos e aposentados na Banespar”.
A minuta aprovada pelos bancários e bancárias do Banestes será disponibilizada nesta semana no site do Sindibancários/ES após ajustes na redação.

