Nesta quinta-feira (06) as bancárias e os bancários dos três maiores bancos privados do país – Itaú, Bradesco e Santander – dão início aos debates sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e as pautas de reivindicações para a Campanha Nacional deste ano.
Itaú
O Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú acontece na sede da Contraf, em São Paulo. Os trabalhadores irão debater questões como emprego, remuneração, saúde, condições de trabalho, diversidade e previdência complementar.
A proposta dos delegados que representam as funcionárias e dos funcionários do Itaú é sair do encontro com uma estratégia definida para negociar a pauta de reivindicações específicas com o banco. A representação dos empregados pretende organizar o debate em três pontos-chave: ramo financeiro, holding Itaú e diversidade e convênio médico.
Confira a programação:

Santander
O encontro das funcionárias e dos funcionários do Santander acontece no Novotel Jaraguá Conventions, também em São Paulo. A proposta é trazer para o debate questões que afetam os trabalhadores da ativa e os aposentados. Durante o encontro devem ser definidas as reivindicações específicas que serão apresentadas ao Santander no próximo dia 10. Nessa reunião estão confirmadas as presenças da VP de Rh do banco.
A coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Wanessa de Queiroz, destacou a importância do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Santander. “Nele consta as conquistas e os direitos de todos os bancos que foram fusionados e adquiridos pelo Santander desde a sua vinda ao Brasil, destacando a importância da manutenção dos direitos das cláusulas econômicas, sociais e sindicais. Entre as cláusulas econômicas, validamos na renovação deste acordo todos os programas de remuneração variável, a PPRS, que é distribuído linearmente a todos os trabalhadores e corrigido pelo índice da CCT, como também as 2.500 bolsas de estudo que contêm concursos de graduação, pós-graduação e MBA”, lembrou.
Confira a programação:

As bancárias e os bancários do Bradesco realizam seu encontro na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Os debates do dia irão resultar na minuta específica dos trabalhadores e entregue ao Bradesco posteriormente.
A delegação que representa os trabalhadores vão debater especialmente emprego e campanha salarial de mobilização. Estão na pauta de discussão também a mobilização em ano eleitoral.
Confira a programação:


