Foi aprovada pelos bancários do Santander a renovação, por dois anos, do Acordo Coletivo de Trabalho aditivo à Convenção Coletiva da categoria. Em função da necessidade de manter o isolamento social, a votação foi realizada virtualmente, ao longo dos dias 13 e 14 de maio.
Também ficou estabelecida a renovação do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS), reajustado pelo mesmo índice que for definido na Campanha Nacional dos Bancários em 2020.
Na avaliação do diretor do Sindicato e membro da Coe Cláudio Merçon (Cacau), é importante a renovação do acordo pois o Santander é o único banco privado que tem um aditivo à Convenção Coletiva. “Esse é um instrumento que garante direitos que vão além do conquistado pela categoria na Campanha Nacional, daí a importância de conquistarmos a renovação do nosso acordo. As negociações foram feitas neste difícil momento de pandemia, com todas as limitações colocadas. Questões importantes para os bancários, como a isenção de tarifas e linhas de créditos com juros mais baixos, não entraram no acordo, mas conseguimos o compromisso do banco de discuti-las na Comissão de Relações Trabalhistas o mais breve possível”, afirmou Cacau.
Cabesp e Banesprev
A proposta de acordo também prevê a renovação dos termos de compromisso em que o Santander preserva a manutenção da Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp) e do Fundo Banespa de Seguridade Social (Banesprev).

