Nem o tempo nublado, abafado e com ameaças de chuva do final de inverno em Colatina desanimou os bancários e bancárias da região noroeste do Espírito Santo que participaram no sábado, 02, da tradicional festa do Dia do Bancário e da Bancária, comemorado em 28 de agosto. O espaço da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Colatina serviu de palco para a celebração que contou com muito samba, bufê completo e bebida à vontade. Ao todo, participaram da confraternização 80 trabalhadoras e trabalhadores de diferentes instituições da região.
A integrante do Conselho Fiscal do Sindicato dos Bancários no Espírito Santo, Goretti Barone, e o diretor da Subsede de Colatina, Weber Birchler, saudaram os presentes logo no início da festividade. “Nos reunirmos aqui é sinal de resistência, da nossa expressão de trabalhadores que se organizam e vão à luta garantir os seus direitos”, disse Barone.
“Nossa confraternização é uma lembrança do dia 28 de agosto de 1951 em que a categoria fez uma histórica greve e conseguiu com a paralisação a garantia de jornada de 6 horas para todos. Por isso nós celebramos o Dia do Bancário nessa data”, relembrou a conselheira.
Categoria aprova tema da festa
“Saúde e alegria agora e todos os dias” foi o tema da festa. A escolha da temática para esta edição recebeu diversos comentários de aprovação e elogios da categoria. Bancário há 19 anos, Ronaldo Jorge, trabalhador do Banco do Nordeste em Colatina, compartilhou sobre o mote da festa.

Ronaldo Jorge: “categoria unida”. (Foto: Ademir Ribeiro)
“O tema desse ano é essencial para refletirmos sobre o entendimento de que o trabalho não pode estar acima de tudo. Precisamos viver para além do trabalho e viver com saúde e alegria. O trabalho me dá muita alegria, mas também tem seus desafios. Precisamos achar o equilíbrio”, disse. Empolgado, ele também falou sobre ter mais atividades de confraternização para a categoria. “Espero que tenhamos mais momentos como esse, de alegria e festa. É uma oportunidade da gente se reconhecer como uma categoria unida”, finalizou.
Sindicato mais próximo dos trabalhadores
A alegria festejada por Jorge foi embalada durante toda a tarde de sábado pela riqueza musical e presença artística do famoso grupo colatinense Raiz do Pagode. Músicas como “Separação”, “Meu Lugar” e “Tendência” ecoaram pelo salão da AABB e animaram os bancários e seus familiares que mostraram ter muita malemolência e samba no pé.
“A festa foi incrível. Organização, música e bufê estavam perfeitos. É bom reencontrar os colegas fora do ambiente de trabalho. Essa é minha primeira vez participando e estou encantada”, disse a bancária Juliana Pedrini Gonçalves, 37 anos.

Juliana Gonçalves: “É bom reencontrar os colegas fora do ambiente de trabalho”. (Foto: Ademir Ribeiro)
Há dois anos na agência do banco Santander em Aracruz, Gonçalves, destacou a importância de uma atividade mais lúdica para a categoria. “Vejo a festa como uma troca entre o sindicato e nós, bancários. É um momento de conhecermos mais o Sindicato e de nos aproximarmos da entidade e do movimento sindical”, avaliou. “Tive a oportunidade de ir à comemoração em Vitória e vim também na da minha regional. Para quem não veio esse ano, eu diria que venha nos próximos. Além da festa, é sempre bom rever os amigos, conhecer novos colegas que atuam em outras instituições bancárias e estar próximos da nossa entidade”, completou.
Veja mais fotos da festa!

