Bancários e bancárias do Banestes aprovaram a proposta de acordo sobre teletrabalho apresentada pelo banco em assembleia realizada na noite desta quinta-feira, 28. O acordo regulamenta essa nova modalidade de trabalho dentro do banco e tem validade até agosto de 2022. Dentre os pontos negociados está o registro de ponto, a concessão de ajuda de custo mensal de R$ 80,00 e o fornecimento de equipamentos em até 120 dias para os bancários e bancárias em home office.
A proposta foi aprovada com 78% dos votos válidos, mas recebeu críticas da diretoria do Sindibancários/ES e de bancários e bancárias. “Sabemos esse acordo ainda não contempla todas as demandas apresentadas pelos banestianos. Mas conseguimos garantir questões importantes, como o registro de ponto, fornecimento de equipamentos, entre outros. É preciso regulamentar esse modelo de trabalho já adotado por muitos bancários. Garantimos, ainda, uma mesa permanente de negociação sobre teletrabalho, o que é essencial para avançar em outros pontos. O Banestes tem todas as condições de oferecer uma proposta melhor, com um valor da ajuda de custo, por exemplo, bem maior e que de fato cubra os gastos dos bancários em home office”, enfatiza o coordenador geral do Sindibancários/ES, Jonas Freire.
O ponto por exceção foi uma das questões discutidas durante a negociação. O acordo aprovado prevê que bancários em home office façam a adesão dessa modalidade de ponto, desde que seja voluntariamente e sem nenhuma forma de pressão do banco. Além disso, bancários que ficarem em home office por 15 dias têm direito aos direitos garantidos no acordo, como por exemplo a ajuda de custo mensal no valor de R$ 80,00.
Confira a minuta completa do acordo de teletrabalho do Banestes






