A manhã desta quarta-feira, 3, foi de manifestação nas agências do Bradesco do Centro de Vitória e de Vila Velha contra o fechamento de postos de trabalho e demissões. O movimento é nacional e visa deter as iniciativas do banco diante do anúncio do seu plano de reestruturação que prevê o enxugamento dos quadros e das unidades.

“Uma das reivindicações dos bancários nesta Campanha Salarial é a defesa do emprego, por isso estamos nas agências hoje, denunciando que o Bradesco quer fazer uma reestruturação que prejudica os trabalhadores e o atendimento à população”, afirma o diretor do Sindicato Ricardo Rios. “Conseguimos dialogar bastante com os bancários e a população”, complementou.

No panfleto entregue durante a manifestação, o Sindicato e demais entidades representativas da categoria em níveis regional e nacional lembram que o Bradesco teve lucro líquido de R$ 16,3 bilhões em 2023. Em contrapartida, fechou 1783 agências e 703 postos de atendimento bancário, sem se preocupar com a clientela.

A reestruturação no Bradesco poderá causar aumento das filas, levar os clientes para correspondentes bancários e ao uso de autoatendimento e de aplicativos on-line. Onde está a responsabilidade social com os clientes e usuários?, questionam as entidades no panfleto.

Em relação aos bancários, o Bradesco demitiu 2159 trabalhadores em 2023 e os que ficaram estão sob a cobrança de metas inatingíveis. O adoecimento da categoria por problemas psíquicos relacionados ao trabalho é crescente. “Precisamos fortalecer nossa luta nesta Campanha Salarial para garantir nossos direitos e qualidade de vida no trabalho”, convida Rios.

Fotos: Sérgio Cardoso