Banestes faz proposta insuficiente e bancários são convocados para assembleia nesta segunda, 12

06/09/2022 20:52

Assembleia será precedida de plenária, que será realizada às 18h30. Sindicato orienta rejeição do acordo

A comissão de negociação do Sindibancários/ES voltou a se reunir com os representantes dos Banestes nesta terça-feira, 06. Após uma dura negociação, realizada no período da manhã e da tarde, o Banestes manteve a proposta de acordo rebaixada e insiste em aplicar os reajustes da Fenaban, que não repõem sequer a inflação do período para as verbas salariais e a inflação dos alimentos para  os vales refeição e alimentação (projetada em 15,37%). O Sindicato convoca nesta segunda-feira, 12, os banestianos e banestianas para plenária, às 18h30, e assembleia  virtual, das 19h30 às 22horas, e orienta a rejeição do acordo.

Clique aqui para acessar a sala virtual da plenária. 

Acesse aqui o sistema de votação on-line.

Diante da intransigência do Banestes, a comissão de negociação do Sindicato já havia informado na mesa que a proposta era indefensável. Em seguida, a diretoria do Sindicato aprovou por unanimidade a rejeição do acordo e encaminhou para debate na plenária agendada com os bancários na noite desta terça-feira, 06. No encontro, os bancários demonstraram indignação e revolta com o posicionamento do banco, que vem batendo recorde de lucro ano após ano e tem todas as condições para atender as reivindicações dos trabalhadores. Na avaliação da categoria, a Convenção Coletiva firmada com a Fenaban não pode ser um limitador para o acordo específico dos banestianos.  A orientação do Sindicato é pela rejeição da proposta, uma vez que acarreta mais perdas para os bancários. Além de reajuste salarial abaixo da inflação, o banco também quer limitar a participação dos bancários nos processos de seletivos em no máximo dois.

“Não tem nada que impeça o Banestes de garantir um acordo com ganho real para os trabalhadores. É inaceitável que o banco mesmo com lucro nos patamares mais altos insista em uma proposta com perda salarial para os banestianos. Isso é falta de sensatez e de reconhecimento do trabalhador. Queremos uma negociação que valorize os bancários e que reponha as perdas salariais históricas acumuladas”, enfatiza o diretor do Sindibancários/ES Jonas Freire.

Durante a plenária na noite desta terça-feira, 06, a coordenadora geral do Sindicato, Rita Lima, falou sobre a importância de mobilização da categoria para pressionar o banco a atender as reivindicações dos bancários. “O Banestes não pode continuar dando as costas para quem de fato é responsável pela alta lucratividade da instituição. O banco está entregando R$ 400 milhões de lucro para o governo e a retribuição será abaixo da inflação? Os banestianos têm uma história de luta e precisamos nos mobilizar, pressionar a direção do banco e o governo Casagrande para arrancar o que os banestianos merecem”, enfatizou Rita.

Confira os principais pontos da proposta:
  •  Vigência: 01/09/2022 a 31/08/2024.
  • REV: Alteração do limite de até 1,5 (hum e meio) salário, para até 3,0 (três) salários, conforme %.
  • Auxílio Refeição e Cesta Alimentação: reajuste de 11% .
  • Abono Assiduidade: de 4 (quatro) para 5 (cinco) dias.
  • Seleção Interna: participação em até 2 (dois) processos e inclusão da função Advogado nas exceções de seleção interna.
Confira também:

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O SEMINÁRIO “O BANESTES É NOSSO!”