A campanha Primavera Banestiana chegou às agências de Cariacica, Serra e São Torquato nesta quinta-feira (19).  Em cada unidade, bancários e bancárias acenavam positivamente ao ouvirem as reivindicações que fazem parte da campanha: Plano de Cargos e Salários, defesa da Banescaixa para todos, melhores condições de trabalho, menos metas e mais saúde. Dirigentes do Sindicato seguem com as ações da campanha na Grande Vitória e a cada ato mais bancários aderem à campanha, reforçando suas inseguranças em relação à direção do banco e à dignidade pós-aposentadoria.

A dirigente do Sindibancários/ES Vanessa Espíndula explicou, nas agências de Cariacica e São Torquato, a importância dos Banestianos contarem com um Plano de Cargos e Salários: “Queremos um plano de cargos e salários que nos valorize, não apenas quando o banco dá lucro”. Nas agências da Serra, o dirigente Marcelo Giacomin também sentiu a boa receptividade dos bancários à campanha. “Os banestianos gostaram das flores e se identificaram com as pautas. Nossa campanha está ganhando cada vez mais força e isso mostra a urgência da nossa pauta ”, afirmou.

Lucro para quem?

No primeiro semestre deste ano, o Banestes registrou lucro líquido de R$ 185 milhões, resultado do trabalho e dedicação dos empregados. Mas na prática, o bônus fica apenas para o banco, enquanto os bancários amargam péssimas condições de trabalho e seguem sendo pressionados para bater elevadas metas.  “Temos recursos financeiros, o Banestes tem aumentado cada vez mais seu lucro. Mas essa alta rentabilidade não reverte em valorização dos bancários. Pelo contrário,  as metas estão cada vez mais elevadas e têm levado a categoria ao adoecimento. Quando falamos em Plano de Cargos e Salários, falamos em dignidade enquanto estamos na ativa e na aposentadoria”, enfatiza Vanessa.

Perto de se aposentar, o bancário Valter Fraga, da agência de Itacibá, está no Banestes há 44 anos e ficou muito satisfeito com a pauta da campanha. Fraga paga sozinho a Fundação Baneses, sem contribuição do banco, e tem receio de receber uma aposentadoria ruim. “Pra quem está ficando, é prejuízo não ter plano de cargos e salários e perder a Banescaixa. A campanha Primavera Banestiana está sendo maravilhosa”, declarou Fraga.

 

O diretor do Sindicato Carlos Pereira de Araújo, o Carlão, convocou a participação de todos os bancários. “Temos que mostrar para a direção do banco a nossa insatisfação. O sindicato é um porta-voz das demandas dos bancários, e por isso é importante fortalecer o sindicato, se sindicalizar, participar de plenárias on-line e marcar presença nas redes sociais”.

Leia também

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS É REIVINDICAÇÃO DO TÉCNICO BANCÁRIO AO GERENTE

PRIMAVERA BANESTIANA: BANCÁRIOS DE VITÓRIA ADEREM À CAMPANHA

PRIMAVERA BANESTIANA: SINDICATO ENTREGA REIVINDICAÇÕES E BANESTES SINALIZA ABRIR NEGOCIAÇÃO