
Diretores e diretoras do Sindibancários/ES estão nas ruas na tarde deste sábado, 20, na XIV Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra. Pelas ruas do bairro Gurigica, em Vitória, os manifestantes carregam faixas pedindo o fim da violência que mata negros e negras todos os dias no Brasil e denunciam as políticas negacionista, genocida e racista do governo Bolsonaro.
São trabalhadores, militantes de movimentos sociais e sindicais que se unem aos jovens pedindo o fim do extermínio da juventude negra. Dados do Atlas da Violência de 2021, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), deixam evidente que a violência policial e outras formas de violência matam majoritariamente a juventude negra no Brasil. Em 2019, os negros representaram 77% das vítimas de homicídios, com uma taxa de homicídios por 100 mil habitantes de 29,2. No país da diversidade desrespeitada, a chance de um negro ser assassinado é 2,6 vezes maior que uma pessoa branca.
(Fotos: Sérgio Cardoso)

O Sindicato dos Bancários/ES é uma das entidades que contribuem com a organização da XIV Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra, coordenada pelo Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes). O presidente do Fejunes, Felipe Gutemberg Costa Lima, explica porque neste ano a marcha acontece na região de Gurigica, em Vitória.
A diretora do Sindibancários/ES Mônica Cristina Paes, responsável pela Secretaria de Igualdade e Diversidade, está presente na marcha e fala sobre a importância de lutar contra o racismo e pela inclusão da negros e negras no mercado de trabalho. Confira:
O dirigente da Intersindical Fabricio Coelho chama a atenção da população para o aumento da desigualdade da média salarial entre negros e brancos.
Lula Rocha, presente!

A marcha também foi momento de homenagear uma das maiores referências do movimento negro capixaba e da luta antirracista no Brasil: o companheiro Lula Rocha, que faleceu em fevereiro deste ano. Além de sua grande contribuição como defensor dos direitos humanos e no debate sobre segurança pública, ele deixou um legado de resistência. Lula Rocha foi um dos fundadores do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo e segue sendo uma inspiração para novas gerações na luta antirracista!
Lula Rocha, presente!

