BB desrespeita saúde dos bancários e obriga retorno ao trabalho presencial

24/11/2021 18:12

O Sindibancários/ES tomou conhecimento nesta quarta-feira, 24, sobre a atitude arbitrária do Banco do Brasil de convocar os bancários e as bancárias do grupo de risco, exceto gestantes, para retorno ao trabalho presencial. Dirigentes sindicais já entraram em contato com a Gepes/Rio, a Dipes e a Superintendência Estadual para discutir o assunto. Além disso, a […]

O Sindibancários/ES tomou conhecimento nesta quarta-feira, 24, sobre a atitude arbitrária do Banco do Brasil de convocar os bancários e as bancárias do grupo de risco, exceto gestantes, para retorno ao trabalho presencial. Dirigentes sindicais já entraram em contato com a Gepes/Rio, a Dipes e a Superintendência Estadual para discutir o assunto. Além disso, a representação da Contraf está em diálogo com a direção do BB para tentar reverter essa decisão arbitrária e unilateral.

O Sindibancários/ES já está analisando quais medidas judiciais cabíveis serão tomadas e  alerta que os funcionários e as funcionárias não devem ceder a nenhuma forma de pressão. O retorno deve ser feito de acordo com as normas divulgadas pelo banco. Uma das orientações do BB é que, neste momento, devem voltar ao trabalho presencial somente os bancários grupo de risco que estiverem com esquema vacinal primário (14 dias após a segunda dose ou dose única).

Além disso o gestor deve reunir a equipe previamente para conversar sobre a data do retorno, que deve ocorrer de acordo com os protocolos de segurança do Manual do Trabalho Presencial e das demais normas e determinações das autoridades competentes.

Denuncie!

Qualquer forma de pressão para que o bancário e a bancária retornem  imediatamente ao trabalho presencial é considerada assédio moral. Os bancários podem denunciar qualquer tipo de coação ao Sindicato por meio do telefone 3331-9999 ou por meio do Canal de Denúncias.

Em breve, o Sindicato divulgará novas orientações aos bancários e às bancárias.