O Sindibancários/ES convida todos os empregados do Banco do Brasil para assembleia geral na quinta-feira da próxima semana, 07, para discussão de proposta de alteração estatutária da Cassi. A atividade será a partir das 18h30, no Centro Sindical dos Bancários (Rua Ithobal Rodrigues dos Campos 125 – Ilha de Santa Maria – Vitória)

Nacionalmente, os bancários e bancárias se mobilizam para encontrar uma solução que garanta a sustentabilidade da Cassi sem comprometer o modelo de custeio e governança da Caixa de Assistência, preservando assim as conquistas do funcionalismo em relação ao plano de autogestão.

A última proposta de alteração apresentada pelo banco, em abril, retirava direitos dos participantes e não obteve votação de 2/3 necessários para ser aprovada, decisão avaliada como acertada pela direção do Sindicato. Nesta semana, entidades representativas do funcionalismo reeditaram tal proposta e aguardam posicionamento do Banco do Brasil para submetê-la à votação.

Na avaliação do Sindicato, a contraproposta feita pelas entidades abandona os parâmetros definidos pela categoria para a Cassi e não traz alterações significativas em relação à proposta já rejeitada pelos participantes.

Partindo do princípio de que o debate sobre a Cassi não pode ficar restrito às direções sindicais ou representações de entidades do funcionalismo, o Sindicato/ES convoca os bancários capixabas do Banco Brasil para discutir um posicionamento sobre o tema e os caminhos possíveis para a Caixa de Assistência.

“A participação de todos é fundamental. A Cassi passa por um momento delicado, sabemos, mas é um patrimônio nosso, que precisamos estar dispostos a defender. Não podemos deixar que o Banco do Brasil, que é apenas patrocinador da Cassi, decida como será a nossa assistência à saúde. Foi com o trabalho de cada bancário do BB, contribuindo de forma solidária, que conseguimos manter até hoje a Caixa de Assistência”, afirma a diretora do Sindicato Evelyn Flores.