O Bradesco anunciou nesta quinta-feira, 29, um novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV). Os critérios para adesão são amplos, incluindo bancários já aposentados pelo INSS a quem tem dez anos de banco. Por trás dessa ampla acessibilidade ao programa e dos benefícios atraentes, está a estratégia do Bradesco em camuflar uma demissão em massa de trabalhadores.
O anúncio surpreendeu o movimento sindical, já que há cerca de dez dia o banco negou, em reunião com representantes sindicais, a realização de PDV. Com os investimentos direcionados para o atendimento digital, a saída de trabalhadores por meio do PDV representa o encerramento de postos de trabalho no Bradesco e a redução do atendimento à população.
“Os grandes bancos estão migrando para o modelo de atendimento digital comprometidos com o lucro e não com a manutenção do emprego e o atendimento adequado à população. Sabemos que os bancos estiveram por trás da reforma trabalhista e da lei da terceirização, justamente porque querem reduzir custos com os trabalhadores do ramo financeiro e postos de trabalho. Com esse PDV, o banco quer eliminar um grande número de trabalhadores, fechar unidades e investir em plataforma digital”, alerta o diretor do Sindibancários/ES, Fabricio Coelho.
A adesão ao PDV tem início nesta segunda-feira, 02, e poderá ser feita até o dia 16 de outubro. “Orientamos que os bancários procurem o Sindicato e que não façam adesão sem receber orientação sobre seus direitos. Mas a decisão é individual. Nossa defesa é pelo emprego e a garantia do atendimento digno à população, com a contratação de mais empregados”, destaca Coelho.









