Em novas medidas anunciadas neste domingo, 23, para conter a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Caixa Econômica Federal restringiu o atendimento nas agências para saques sem cartão e senha de benefícios de INSS, FGTS, seguro desemprego ou defeso, Bolsa Família e liberação de PIS/abono, além de desbloqueio de cartão e senha e abastecimento e processamento de depósitos nas máquinas de autoatendimento. Esses serviços serão executados por um contingente de 30% dos empregados, que trabalharão em sistema de rodízio semanal, cuja escala será organizada pelos gerentes gerais das unidades.

Os demais 70% dos empregados trabalharão em sistema home-office. Entre estes estão as gestantes e lactantes, adultos com mais de 60 anos, portadores de doenças cardiovasculares, como hipertensão; diabetes; tratamento de câncer e pessoas com deficiência.

Na avaliação da diretora do Sindicato Rita Lima, essas medidas ainda colocam em risco bancários e clientes. “Apenas o isolamento social é seguro neste momento”, afirmou ela. Nesta segunda-feira, a diretora esteve reunida com o superintendente Regional da Caixa Denis Mendes de Melo Matias. “Colocamos mais uma vez que a solução é o fechamento das agências. E, minimamente, exigimos a garantia de que todas as unidades sejam equipadas com os materiais de higienização. Qualquer descumprimento das medidas anunciadas pela Caixa deve ser denunciado”, afirmou Rita Lima.

Foto: Sérgio Cardoso/Arquivo