Sem diálogo ou aviso prévio aos empregados, a Caixa divulgou no final desta segunda-feira, 22, que manteria o horário de abertura das agências às 8 horas. Essa é mais uma atitude desrespeitosa da gestão de Pedro de Guimarães com os empregados do banco e a população. Dirigentes do Sindibancários/ES se reúnem na tarde desta terça-feira, 23, com a Superintendência da Caixa no Espírito Santa para discutir sobre essa medida arbitrária.

As agências da Caixa em todo o Brasil nesta semana teriam o período de abertura e fechamento alterados, das 8 para 10 horas e das 13 para 16 horas, respectivamente. Todas as programações das unidades foram feitas de acordo com esse horário, tanto para entrada dos funcionários como para abastecimento de numerário. O comunicado da Vired de manutenção da abertura às 8 horas foi mais uma atitude intransigente da gestão de Paulo Ângelo sob o comando de Pedro Guimarães, que desconhecem, ou preferem fingir que não sabem, como funcionam as unidades bancárias.

“No atropelo e no improviso, essa gestão toma mais uma atitude irresponsável, que desrespeita os empregados, a população e a função que a Caixa tem como empresa pública. Os empregados não tiveram sequer tempo para se organizarem para trabalhar mais cedo no dia de hoje. E a população sequer foi avisada que poderia ser atendida mais cedo. Essa foi, portanto, uma medida arbitrária e ineficaz, que penalizou bancário e clientes”, enfatiza o diretor do Sindibancários/ES igor Bongiovani.

Denuncie!

Os bancários e as bancárias não devem aceitar nenhum tipo de coação para fazer hora extra, como orienta a coordenadora geral do Sindicato, Rita Lima.

“Os empregados e as empregadas não são obrigados a largarem suas vidas para cumprir deliberações desrespeitosas como essa. Por isso, orientamos aos bancários que denunciem qualquer forma de pressão para fazer hora extra. E aqueles que aceitarem a iniciar o expediente mais cedo que fique atentos, pois a hora extra deve ser paga conforme o Acordo Coletivo vigente. Hoje, na reunião com a Superintendência vamos discutir sobre essa medida e exigir que os bancários não sejam assediados para aumentarem sua jornada de trabalho”, alerta Rita.

A denúncia pode ser feita por meio do Canal de Denúncias do Sindibancários/ES.

Ataque à jornada de 6H

Em sucessivas medidas, a Caixa vem tentando burlar a jornada de trabalho de seis horas dos bancários e das bancárias. Essa é mais uma delas, como destaca Bongiovani.  “Interpretamos essas diretrizes divulgadas ontem como mais uma brecha para descumprir a jornada de seis horas conquistada dos bancários.  A gestão de Pedro Guimarães não contrata os aprovados no último concurso, continua mantendo o quadro pessoal defasado e ainda impõe essa medida, que sobrecarrega ainda mais os empregados dentro das agências, muitos deles já adoecidos pela rotina de trabalho intensa e estressante”, denuncia o diretor.

Norma do BC

De acordo com a resolução 2.932 do Banco Central, a Caixa deveria ter emitido um aviso ao público sobre alterações no horário de funcionamento em um período mínimo de 30 dias antes do início da implementação da mudança. Mas a gestão atual do banco, incompetente como tem sido, anunciou a decisão de ampliar o horário em menos de 24 horas antes da mudança.