Caixa inicia reestruturação destituindo quatro vice-presidentes

23/01/2023 15:39

Os substitutos assumem interinamente as vices de Gestão Corporativa, Habitação, Governo e Finanças e Controladoria até que o processo seletivo seja finalizado

A Caixa publicou fato relevante na última sexta-feira, 20, para comunicar a destituição de quatro vice-presidentes nomeados pelas gestões de Pedro Guimarães e Daniella Marques. Deixam as vices Danielle Calazans (Gestão Corporativa), Henriete Bernabé (Habitação), Rafael Morais (Finanças e Controladoria) e Tatiana Oliveira (Governo). Assumem, respectivamente, as vices, Bruno Silva da Silveira, Rodrigo Wermelinger, Marcos Rosa e Tiago de Oliveira. Foi anunciado também Eduardo Krieger Scherer para a Vice-Presidência de Tecnologia e Digital, que estava sendo ocupada interinamente por Bruno Silva da Silveira. Os novos vice-presidentes permanecem interinamente nos cargos até a finalização do processo seletivo.

Para a diretora do Sindicato dos Bancários/ES e da Fetraf RJ/ES, Lizandre Borges, que também é integrante da Comissão executiva dos Empregados da Caixa (CEE-Caixa), a destituição de quatro vices vinculados às gestões anteriores sinaliza que a nova presidenta da instituição, Rita Serrano, pretende fazer uma profunda reformulação na empresa pública. “São bem-vindas e necessárias as mudanças. Estamos agora na expectativa de que em breve seja anunciado o retorno da Vice-Presidência de Pessoas”. A dirigente lembra que na época da extinção da Vipes, Rita Serrano, então representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, foi a única a votar contra.

Lizandre diz que a volta da Vipes tem um significado especial para os empregados e para as empregadas da Caixa. Ela afirma que a extinção da Vipes, por Pedro Guimarães, em abril de 2021, foi mais um passo do então presidente para o seu projeto de desmonte da instituição. Antes de ser extinta, a Vipes era a área responsável pela gestão de carreira, treinamento, direitos trabalhistas e negociações com as entidades sindicais.

Henriete Bernabé, Rafael Morais e Tatiana Oliveira – três dos quatro executivos que deixam as vice-presidências – foram nomeados na gestão de Pedro Guimarães. Apenas Danielle Calazans ascendeu na gestão de Daniella Marques, que assumiu o comando da instituição no final de junho do ano passado, após Pedro Guimarães ser acusado de cometer assédio sexual e moral contra empregadas da Caixa.

No início deste ano, o Ministério Público Federal (MPF) concluiu as investigações sobre os casos de assédio moral e sexual envolvendo Pedro Guimarães. Mas como o caso corre em segredo de Justiça, não se sabe ainda se a Procuradoria responsabilizou criminalmente o ex-presidente da Caixa.