A conselheira de Administração da Caixa eleita pelos empregados, Rita Serrano, será a nova presidenta do banco. O nome foi confirmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad.

Aos 53 anos, Serrano tem longa trajetória no movimento sindical e social da Caixa. Coordena desde 2015 o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, que reúne diversas entidades e lançou a campanha Se é Público é para todos no País. Também é diretora na Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). Desde 2014 está no Conselho de Administração da Caixa representando os empregados. Foi, entre entre 2006 e 2012, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC.

Lizandre Borges, diretora do Sindibancários/ES, avalia que “a nomeação de Rita Serrano é um indicativo de que o governo federal quer recolocar a Caixa em seu papel de banco que representa o braço governamental para as políticas sociais, como a habitação e o bolsa família, e também administrador do fundos como PIS e FGTS”.

Ela lembra, ainda, que “Rita Serrano sempre defendeu a Caixa 100% pública e uma política de valorização dos empregados, em que não há espaço para o assédio, seja moral ou sexual, e a desumanização das relações de trabalho”. “Assim”, afirma, “esperamos por novos tempos, e que, sem o espectro da privatização, muito trabalho a serviço da população brasileira seja feito a partir de agora”.

Para a coordenadora geral do Sindibancários/ES, Rita Lima, o nome de Rita Serrano para a presidência da Caixa significa “sinal de novos tempos para o banco, o fortalecimento da empresa, sobretudo por ser alguém que conhece a Caixa e os anseios dos empregados”. Rita Lima se diz “confiante de que as pessoas na Caixa vão ter vez”. E finaliza: “É uma vitória dos empregados”.