Em total desrespeito à vida de trabalhadores, a Caixa tem excluído os empregados terceirizados da aplicação do Protocolo 01 interno, que, dentre outras medidas, determina a quarentena dos trabalhadores em caso de contaminação por covid-19 em agência. Além disso, recentemente o banco orientou o não pagamento de salários dos terceirizados que sejam do grupo de risco da doença e não estejam no posto de trabalho.
O Sindibancários/ES vem recebendo denúncias de que terceirizados do grupo de risco foram convocados para retornar ao trabalho, dentre eles uma grávida e uma empregada com idade acima de 60 anos. “É absurdo a Caixa convocar esses trabalhadores para retornarem ao trabalho, expondo-as a uma possível contaminação, tendo em vista o alto número de pessoas que estão circulando nas agências e o número de casos que cresce assustadoramente no Espírito Santo, principalmente após flexibilização da quarentena no estado. É preciso garantir a vida de todos trabalhadores que atuam na Caixa, independente da forma de contratação”, enfatiza diretora do Sindibancários/ES, Lizandre Borges.
De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria de Saúde do Sindicato, no Espírito Santo 24 bancários e seis empregados terceirizados da Caixa foram contaminados pela covid-19, sendo que um óbito foi registrado. O número de infectados pode ser ainda maior já que nem todos terceirizados contaminados acionam o Sindicato.
Compromisso com o MPT
No último dia 28 de maio, a Caixa assinou com o Ministério Público do Trabalho (MPT) um protocolo de intenções de boas práticas para prevenção de contaminação e contágio da covid-19. Dentre os compromissos assumidos, a Caixa deve adotar medidas efetivas para a proteção dos empregados diretos e terceirizados das agências bancárias. Além disso, deve garantir que os trabalhadores terceirizados considerados do grupo de risco sejam afastados ou colocados em trabalho remoto sem corte de salário.
Ainda de acordo com a cláusula segunda do protocolo, os empregados terceirizados também devem ser afastados em caso de suspeita ou confirmação de contaminação pelo coronavírus, também sem corte de salário. No entanto, apesar da assinatura do termo, até esta sexta-feira, 05, a Caixa não havia divulgado um novo protocolo com as mudanças de procedimentos com os empregados terceirizados.
Higienização da agência
O protocolo assinado com o MPT também prevê que as agências bancárias em que há casos suspeitos ou confirmados de contaminação devem ser imediatamente higienizadas. A medida também está prevista no Protocolo 01 interno da Caixa, no entanto vem sendo descumprida pelo banco.
“Recebemos denúncias de que as agências não estão sendo devidamente higienizadas, o que é mais uma medida de desrespeito da Caixa à vida dos empregados e dos clientes. Pedimos aos bancários que denunciem essas e outras violações dos procedimentos previstos de combate a essa pandemia para que possamos cobrar das superintendências responsáveis”, destaca Lizandre.
Acione o Sindicato
O Sindicato solicita aos empregados, inclusive os terceirizados, que, em caso de suspeita de contaminação pelo coronavírus ou de violação das medidas de prevenção de contágio, entrem em contato com o Sindicato para orientações e providências. Os telefones de atendimento da Secretaria de Saúde são: (27) 9 9961-4185 ou 3331-9980. O contato também pode ser feito por meio do Canal de Denúncias.

