Desde o início da pandemia, o Vicariato para a Ação Social, Política e Ecumênica e a Paróquia Santa Teresa de Calcutá, em Itararé (Território do Bem), passaram a coordenar a “Campanha Permanente Contra a Fome” para arrecadar alimentos para as pessoas em situação de rua de Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha. Em abril do ano passado, o Sindicato dos Bancários/ES aderiu à campanha para mobilizar doações da categoria bancária.
“Com a pandemia no seu nível mais agudo e com o agravamento da crise social, retomamos a campanha. O Sindicato doou à Paróquia Santa Teresa de Calcutá o equivalente a 20 cestas básicas de R$ 75 cada. Vamos agora mobilizar a categoria para reaquecer a campanha”, enfatiza o diretor do Sindicato Fabrício Coelho.
As doações em dinheiro dos bancários e das bancárias de todo o Espírito Santo serão convertidas em alimentos e produtos de higiene e limpeza. As doações podem ser feitas por meio de depósito em conta corrente (27.697-770, agência 0274, Banestes, em nome da Mitra Arquidiocesana de Vitória-ES – Paróquia Santa Teresa de Calcutá) ou via PicPay (PCalcuta – QR Code no final desta matéria).
Segundo Padre Kelder Brandão, vigário episcopal para Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória, conhecido pela sua atuação em defesa dos direitos humanos e das minorias, desde o início da pandemia um grupo de voluntários tem percorrido a Grande Vitória levando à população em situação de rua lanches, marmitas, cobertores e material de higiene pessoal, como forma de minimizar os efeitos da pandemia. A ação é coordenada pela Pastoral da População de Rua e o Vicariato para a Ação Social, Política e Ecumênica.
Aumento da miséria
O Sindicato dos Bancários/ES está intensificando a mobilização para arrecadar mais doações, preocupado com a insegurança alimentar que vem aumentando em todo o país nos últimos meses. A pandemia atravessa o seu momento mais crítico praticamente em todos os 27 estados e no DF. No Espírito Santo não é diferente. “Estamos batendo recordes diários de novos casos e mortes ao mesmo tempo em que o sistema de saúde está colapsado. Esse cenário trágico, do ponto de vista sanitário, tem agravado também a situação socioeconômico dos segmentos mais vulneráveis da população. Por isso é tão importante intensificarmos as doações neste momento”, afirma Fabrício.
Quase 20 milhões na miséria
Dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), apontam que 55,2% dos domicílios os habitantes conviviam com a insegurança alimentar, um aumento de 54% desde 2018 (36,7%).
No período abrangido pela pesquisa, em dezembro de 2020, 116,8 milhões de brasileiros não tinham acesso pleno e permanente a alimentos. Desses, 43,4 milhões (20,5% da população) não contavam com alimentos em quantidade suficiente (insegurança alimentar moderada ou grave) e 19,1 milhões (9% da população) estavam passando fome (insegurança alimentar grave). A pesquisa foi realizada em 2.180 domicílios nas cinco regiões do país, em áreas urbanas e rurais.
Os números do inquérito, destaca Fabrício, apontam que quase 20 milhões de brasileiros estão passando fome. “Esse é um dado que nos preocupa muito, ainda mais quando observamos que o levantamento foi feito em dezembro. Sabemos que nesses primeiros meses de 2021 a situação socioeconômico se agravou bastante, principalmente com o fim do auxílio emergencial, que está retornando agora mas com um valor inferior e para um número reduzido de beneficiários”.
O dirigente sindical diz que essa massa de pessoas que está tentando sobreviver na linha da miséria depende cada vez mais da solidariedade da parte da população que ainda tem condições de ajudar ao próximo. “Sabemos que as ações humanitárias que estão promovendo arrecadações de alimentos, ao longo da pandemia, estão apreensivas com queda das doações”. Ele destaca que com o aumento do desemprego e da pobreza, um número cada vez maior de pessoas precisa de ajuda, ao mesmo tempo que a parcela potencial de doadores vai reduzindo. “Ou seja, muitos que doavam, agora passaram a contar com as doações”, assinala o dirigente.
Veja como ajudar
As doações para a “Campanha Permanente Contra a Fome” podem ser feitas por meio de depósito em conta corrente (27.697-770, agência 0274, Banestes, em nome da Mitra Arquidiocesana de Vitória-ES – Paróquia Santa Teresa de Calcutá). Agora também é possível doar via PicPay (Pcalcuta – QR Code, abaixo).

Além dessa ação de auxílio à população em situação de rua da Grande Vitória, a Arquidiocese está desenvolvendo a campanha Condividir – Vamos espalhar o bem, que visa a arrecadar cestas básicas para as famílias cadastradas nas paróquias. Para doar acesse site da Arquidiocese.
Mais informações nas redes sociais do Vicariato no Facebook e no Instagram.
Foto capa: Vicariato para Ação Social Política e Ecumênica – Arquidiocese de Vitória

