Para os bancários capixabas do Banco do Brasil, segunda é dia de vestir preto. A manifestação se dá após a divulgação do lucro da instituição em 2023, que chegou ao grande montante de R$ 35,6 bilhões. Os bancários lembram:#: esse lucro adoece. A instituição foi campeã nacional do lucro acumulado em 2023 ao lado do Itaú, mas não reverte isso aos seus funcionários, gerando adoecimento e revolta.
A dirigente do Sindibancários/ES Goretti Barone conta que a iniciativa partiu dos bancários. Houve adesões na Grande Vitória e no interior do estado, e a expectativa é de que a cada segunda-feira mais trabalhadores vistam preto. “É uma forma de expressar indignação sobre a pressão e assédio recebidos, e é importante que os trabalhadores se envolvam nesse processo. É com a força de todos que a gente vai conseguir chamar a atenção do banco e da sociedade”, salienta Goretti.
Goretti ressalta que esse lucro enorme é conquistado às custas da saúde dos trabalhadores. A Campanha “Menos metas, mais saúde” chamou atenção para essa realidade, em que a categoria bancária está no topo com maior número de afastamentos doenças mental.
Este adoecimento repercute não só no cotidiano dos bancários e bancarias do BB, como também contribui para o aumento dos custos da CASSI, e a conta na grande maioria das vezes fica nas costas dos associados.
Comparando valores, um centésimo deste lucro poderia cobrir o déficit da Cassi, garantindo a sustentabilidade do plano. Os R$ 366 milhões em déficit divulgados no fim de 2022 seriam facilmente cobertos por pouco mais de 1% desses R$ 35,6 bilhões em lucro. “É necessário que a direção do Banco do Brasil assuma este ônus , adote uma política de maior zelo e valorização dos bancários e bancárias da Instituição. Exigimos respeito!”. finaliza Goretti.
Se você for de preto na segunda (26), nos envie suas fotos pelo whatsapp 27 99224-1236. A gente vai postar nas redes sociais e aqui no site.
Confira as imagens dos bancários manifestantes que nos enviaram suas fotos:

