
Com buzinas a todo vapor, moradores da Grande Vitória ocuparam as ruas no último sábado, 23, em carreata que ressaltou o anseio da população pela vacina contra a covid-19 e pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Os carros, que partiram de pontos de encontros em Serra, Vila Velha, Vitória e Cariacica, se concentraram no final da tarde na Praça do Papa, na Enseada do Suá, e depois seguiram para a Praça do Pedágio da Terceira Ponte, onde a carreata foi encerrada.
O ato foi construído pela sociedade civil e teve a adesão e colaboração de entidades sindicais, partidos de esquerda e movimentos sociais capixabas, e fortalece o movimento pró-impeachment que vem sendo defendido por grupos de oposição ao governo. No mesmo dia, inúmeras carreatas foram realizadas em todo o Brasil.
O Sindibancários/ES foi uma das entidades que participou do protesto em Vitória. “Foi um movimento importante, que envolveu vários setores da sociedade e significa a retomada da luta por um Brasil livre desse presidente genocida. Além da má gestão da crise sanitária, temos a privatização das estatais, o desmonte dos bancos públicos, a precarização do SUS, ou seja, um conjunto de políticas que favorecem a morte, sobretudo dos mais pobres. A categoria bancária está sendo chamada a participar das próximas atividades para fortalecer o impeachment de Bolsonaro”, disse a diretora Rita Lima, empregada da Caixa.
Durante o ato, o presidente foi duramente criticado por adotar postura negacionista em relação à pandemia, agravando a crise sanitária que já levou mais de 200 mil à morte em todo o país. A revolta compartilhada assumiu a forma de coro nos pedidos de “fora Bolsonaro”.
Uma nota divulgada pelas entidades organizadoras da carreata salienta que a catástrofe que se abateu sobre a cidade de Manaus pela falta de oxigênio nos hospitais não se trata de um acidente. “O caos na capital do Amazonas é consequência da política genocida e negacionista executada pelo governo federal”, diz o documento.
O texto afirma ainda que “Bolsonaro sabota as medidas sanitárias, espalha mentiras para desacreditar as vacinas, impossibilita uma ação nacional articulada com estados e municípios de combate à pandemia; enfim, trabalha a favor do vírus e contra a vida”, e conclui salientando que o presidente Bolsonaro deve ser punido criminalmente pelo que faz na gestão da pandemia.
Revolta com irreverência
A crítica ao negacionismo de Bolsonaro também assumiu contornos irreverentes entre os manifestantes. Um deles levou para o ato um jacaré de pelúcia, ironizando as falas do presidente que têm questionado a eficácia das vacinas e insinuado possíveis efeitos colaterais. “Se você virar um jacaré, é problema seu”, declarou Bolsonaro, ao falar sobre a vacina da Pfizer/BioNtec.
Vale destacar que a carreata aconteceu um dia após a divulgação da pesquisa Datafolha que aponta o aumento do índice de reprovação do governo. A avaliação ruim ou péssima chegou a 40%, ante os 32% atingidos em dezembro. Já o percentual de pessoas que consideram o governo ótimo ou bom caiu de 37% para 31% –a maior queda nominal de aprovação de Bolsonaro desde o começo de seu governo.
Organizadores preveem novos atos
Os organizadores da carreata deste sábado já estão se articulando para convocar novas ações pró-impeachment. Segundo o advogado e ativista André Moreira, uma reunião virtual está agendada para as 20h desta segunda-feira, 25, com participação aberta a todos os interessados em construir a luta pelo “Fora Bolsonaro” no Espírito Santo.
“Nossa intenção é envolver o maior número de pessoas. Queremos que seja uma construção plural, por isso será uma reunião aberta”, salienta André, que compôs a organização do último ato.
Para participar do encontro, envie uma mensagem para o número (27) 999891034 solicitando o ingresso no grupo de whatsapp montado para construção das ações de luta pelo impeachment no ES. Em seguida, confirme a participação na reunião para receber o link.






