Representantes de sindicatos, centrais sindicais, partidos políticos e movimentos sociais do Espírito Santo realizaram na última terça-feira, 26, uma plenária para avaliar os impactos da crise causada pela pandemia de coronavírus e pensar ações articuladas no sentido de garantir os direitos da população.
As organizações reforçaram a necessidade de combater o avanço de ideias fascistas no País, defender o Sistema Único de Saúde (SUS) e as empresas públicas e de organizar a luta contra a retirada de direitos patrocinada pelo Governo Federal e seus aliados. A defesa do slogan “Fora Bolsonaro e Mourão” com bandeira central no enfrentamento à pandemia e à crise política e social brasileira foi aprovada.
Foram definidas propostas também para dialogar com o Governo Estadual, como criação de programas de renda mínima para a população mais vulnerável; política de apoio para micro e pequenas empresas e medidas mais duras de isolamento social que permitam a proteção de trabalhadores e trabalhadoras.
“Essa foi uma primeira iniciativa de articulação que precisamos fortalecer como forma de resistência. Não podemos aceitar que os governos pensem medidas para salvar o grande empresariado, enquanto a população, em especial os mais pobres, estão morrendo pela covid-19 ou vivendo em condições precárias em decorrência do desemprego e da ausência de políticas públicas”, diz o coordenador geral do Sindicato dos Bancários/ES, Jonas Freire, que acompanhou o encontro, realizado por videoconferência.
A proposta é que o grupo volte a se reunir e constitua um Fórum em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Capixabas, pensando ações organizativas e políticas que possam intervir na realidade local.

