Centrais realizam plenária unificada para organizar o 1º de maio

25/04/2025 15:01

Durante reunião foram confirmadas a programação do ato e definidas as questões de estrutura, logística e mobilização.

O auditório do Centro Sindical dos Bancários e Bancárias foi palco, na noite de quinta-feira (24), de uma plenária unificada de organização do ato do Dia Internacional dos Trabalhadores, em 1º de maio.

As centrais Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, CUT-ES, CTB, Força Sindical e o movimento Vida Além do Trabalho (VAT) idealizaram a reunião com o intuito de ser um espaço de organização coletiva do tradicional ato dos trabalhadores. Estiveram presentes no espaço de discussão as entidades idealizadoras e a CSP com Lutas. Além dessas organizações, participaram lideranças do movimento estudantil e coletivos diversos.

Durante a plenária, foram realizados debates sobre a logística e estrutura do ato, que, neste ano, terá concentração a partir das 8 horas, na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, com caminhada até o Sambão do Povo, também na capital, onde serão realizadas as demais atividades. Além das intervenções políticas, o ato pelo Dia Internacional dos Trabalhadores contará com recreação infantil, shows e apresentações culturais.

Os participantes da plenária também definiram as estratégias de engajamento da classe trabalhadora para a manifestação. Até o 1º de maio, haverá carros de som circulando pela Grande Vitória, panfletagem nas ruas e também durante as festividades em celebração à Nossa Senhora da Penha para garantir maior adesão e divulgação nas redes sociais.

Eixos de luta

Este ano, o ato do Dia Internacional dos Trabalhadores tem como principais bandeiras de luta: redução da jornada de trabalho sem redução de salários, com o fim da escala 6×1; fim da carestia; isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil; oposição às políticas de juros altos; aplicação da lei que garante igualdade salarial entre homens e mulheres. O movimento irá reforçar nas ruas, ainda, o pedido de responsabilização dos envolvidos nos atos golpistas em Brasília.

“Vamos intensificar nossa mobilização em prol do ato unificado da classe trabalhadora. Mais uma vez, vamos para as ruas reivindicar nossas demandas, que são muitas, e denunciar as mazelas impostas aos trabalhadores, como a pejotização e a terceirização. Iremos às ruas nos manifestar contra a reforma trabalhista e pela sua revogação”, diz o diretor do Sindibancários/ES, Carlos Pereira de Araújo (Carlão).