Em vídeo no seu canal no YouTube no último dia 2, o cientista Átila Iamarino alertou sobre as sequelas causadas pela covid-19. Segundo Iamarino, que é doutor em Microbiologia, pessoas infectadas pelo vírus podem desenvolver a chamada Síndrome Pós-Covid, que são as complicações que podem afetar os sistemas neurológico e vascular.
De maneira simples e didática, o cientista explica que as vias respiratórias funcionam como porta de entrada para o vírus se espalhar pelo sistema nervoso, provocando inflamação nos neurônios. No sistema circulatório, o novo coronavírus pode causar, por exemplo, um processo inflamatório no coração, a miocardite. Iamarino adverte também que as sequelas podem se manifestar em forma de coágulos, provocando um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Pesquisas realizadas em países europeus têm monitorado pacientes que tiveram covid para estudar as sequelas do vírus. O cientista cita um estudo feito na Inglaterra que apontou que entre 40% a 60% dos pacientes pesquisados apresentaram complicações neurológicas e psiquiátricas. Um outro estudo realizado na Alemanha com 100 pacientes com mais de 42 anos que tiveram covid concluiu que 78% apresentaram problemas no coração.
Dentre as sequelas neurológica deixadas pela covid, Iamarino destaca a dificuldade de concentração, que pode se estender por meses. Como exemplo de complicação vascular, ele cita a fibrose de pulmão (cicatrizes), que pode se manifestar em pacientes que precisaram ser entubados durante o tratamento. Segundo Iamarino, muitos continuam com dificuldades respiratórias meses depois do aparente término do ciclo da doença.
A diretora da Secretaria de Saúde do Sindicato dos Bancários/ES, Lizandre Borges, relacionou imediatamente os dados apresentados pelo cientista à categoria bancária. “É muito importante que os bancários e as bancárias que tiveram covid fiquem atentos a essas complicações da Síndrome Pós-Covid. Ao observar qualquer sintoma relacionado aos sistemas neurológico ou circulatório, o trabalhador deve procurar imediatamente o médico. A covid é uma doença nova que suscita muitas incógnitas. Por isso é importante se manter informado por fontes seguras. A informação também é uma forma de prevenção”. Lizandre reafirma
A dirigente destaca também a importância da emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) em caso de contaminação. Segundo ela, desde o início da pandemia, quando a comunidade científica começou a alertar sobre os riscos de sequela, o Sindicato vem orientando os empregados que têm covid a solicitarem ao banco a emissão da CAT. “A emissão da CAT é fundamental para registrar que o bancário teve a doença enquanto exercia o trabalho dentro do banco, assegurando que se houver sequelas relacionadas ao coronavírus, o trabalhador terá todos os benefícios trabalhistas e previdenciários garantidos. Vale ressaltar ainda que se a solicitação for negada pelo banco, o empregado deve procurar imediatamente o Sindicato, que pode fazer a emissão da CAT em caso de negativa do banco”.

