A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander fez uma contraproposta ao banco para utilização das horas que o bancário tiver acumulado em cursos, treinamentos, formações e outros momentos de capacitação para abater as horas negativas geradas no período mais intenso da pandemia da covid-19.
A ideia é que sejam abatidas duas horas do saldo negativo a cada hora em capacitação. Também foi apresentado um prazo de seis meses para a quitação desse saldo, com previsão de anistia do que restar pendente.
O Santander ficou de se posicionar sobre a contraproposta dos trabalhadores até a próxima reunião, no dia 7 de junho.
A proposta do banco previa um prazo maior para compensação – um ano e meio, mas a COE argumentou que isso poderia, na prática, significar um expressivo aumento de jornada por um longo período.
A negociação aconteceu na quarta-feira, 1º de junho. As horas negativas foram acumuladas sobretudo pelos trabalhadores que possuem alguma doença que pode ser agravada em caso de contágio pelo sars-cov-2.

