Danilo Bicalho, candidato apoiado pelo Sindibancários/ES foi o mais votado nas eleições para a gestão 2022/2024 do Conselho de Administração do Banestes, com 35,4% dos votos. O bancário recebeu 314 votos e segue forte para a vitória no segundo turno. A nova etapa do pleito acontecerá nos dias 21 e 22 de março.
O candidato agradeceu os 314 votos após a apuração das eleições. “Particularmente estou muito feliz com o resultado. A votação mostra que o banestiano deseja uma pessoa próxima do dia a dia do banco no Conselho de Administração. E eu me apresento com coragem, experiência e uma formação profissional que oferece compreensão crítica das novas demandas colocadas pelo sistema financeiro. Muito obrigado pelo confiança, vamos fortes para o segundo turno!”, afirmou o candidato por telefone.
A eleição de Bicalho é estratégica para o Banestes. A ameaça da entrega da Banestes Seguros ao setor privado e o envio de um Projeto de Lei à Assembleia Legislativa que, se aprovado, será uma carta branca para o governador Renato Casagrande privatizar o Banestes é real. Leia as principais propostas de Bicalho no final do texto.
Para a direção do Sindibancários/ES o resultado também é positivo, mas indica o trabalho a ser realizado nas próximas duas semanas para fazer a candidatura de Bicalho mais conhecida e levar mais bancários às urnas.
“Apesar do curto tempo de campanha e da baixa adesão dos bancários às eleições, os votos de Danilo mostram a confiança da categoria com o trabalho construído pelo Sindicato. Danilo tem um perfil dinâmico para lidar com as questões cotidianas do banco e continuará mostrando a que veio no segundo turno e em sua gestão como conselheiro”, avalia Jonas Freire, diretor do Sindibancários/ES.
Conheça a trajetória profissional e as proposta de Danilo Bicalho
Danilo Bicalho tem 13 anos de Banestes. O bancário iniciou sua trajetória como técnico bancário na COFOC (atual COSUC), atuou como gerente de relacionamento, passou pelas agências Praia do Canto e Vila Velha. Mais tarde, na função de gerente-geral, trabalhou nas agências de Terra Vermelha, São Pedro, Santo Antônio, Shopping Vila Velha e IBES, onde está atualmente. Danilo Bicalho é formado em Comunicação Social pela Ufes.
“A maioria dos banestianos entendeu a necessidade de eleger o Danilo. Não se trata apenas de um cargo técnico, o conselheiro precisa ter sensibilidade à realidade da instituição, conhecer as dificultados cotidianas e as reivindicações dos banestianos”, aponta Marcelo Giacomin, bancário do Banestes.
Entre as principais propostas de Danilo Bicalho para o Conselho de Administração estão a luta pelo plano de cargos e salários que atenda de fato as necessidades dos trabalhadores, o auxílio educação, o aumento do texto da contribuição patronal na Fundação de 9% para 12%.
Confira as propostas de Danilo Bicalho:
- Ampliar a contribuição patronal à BANESCAIXA e rediscutir a participação do banco tanto no custeio administrativo quanto no assistencial, incluindo no debate a contribuição patronal para os aposentados;
- Construir uma reestruturação da governança da BANESCAIXA, garantindo maior participação dos funcionários e das funcionárias do banco nos espaços de decisão;
- Elaborar, em conjunto com os gerentes, proposta para aprimorar a atual política de classificação das agências;
- Provocar a discussão de uma agenda ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) para o Banestes.
- Lutar pela implantação de um plano de cargos e salários que valorize os empregados, atenda às necessidades organizacionais atuais, seja compatível em termos de remuneração com outras instituições financeiras, e permita ao funcionário planejar sua carreira no Banestes;
- Reivindicar a instituição de uma política de estímulo à capacitação profissional dos empregados (auxílio educação);
- Aumentar o teto da contribuição patronal na Fundação de 9% para 12%;

