Funcionários do BB sofrem sem ar condicionado no prédio da Pio XII

17/10/2022 20:42

Nesta segunda, 17, o Sindicato enviou ofício à CESUP cobrando uma solução para o problema

Nos últimos dias, os termômetros em Vitória já estão acima dos 30 graus Celsius. Definitivamente, o calor veio para ficar e o ar condicionado voltou a ser indispensável para tornar o ambiente de trabalho mais confortável. Entretanto, essa sensação de bem-estar se transformou num martírio para funcionários e funcionárias do edifício Pio XII do Banco do Brasil, no centro da capital capixaba. Com o sistema de ar condicionado sem funcionar há mais de uma semana, alguns bancários, para tentar amenizar o calor, improvisam com ventiladores trazidos de suas casas. 

O Sindicato dos Bancários/ES, por meio da Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho, oficiou a Diretoria de Suprimentos, Infraestrutura e Patrimônio do BB (CESUP), exigindo que o banco solucione o problema urgentemente. Nesta segunda-feira, 17, diretoras do Sindicato se reuniram com Tarcísio Alves, que está substituindo Danilo Jeolás na Superintendência Regional Vitória. Na reunião, Tarcísio confirmou ao Sindicato a informação passada pelo condomínio do prédio de que não há previsão para o sistema voltar a funcionar. Ele afirmou que o banco está abrindo uma processo de licitação para a locação de um sistema portátil de ar refrigerado.

A diretora do Sindicato Claudia Patrícia Pinheiro diz que a situação é extremamente incômoda para quem trabalha nos diversos setores que funcionam no prédio. Segundo Claudia, alguns setores têm pouca ou nenhuma ventilação natural. “Por exemplo, a agência bancária que funciona no térreo do prédio, por motivos de segurança, não tem janelas. A permanência de funcionários e clientes se torna insuportável. Se está em torno de 30 graus do lado de fora, internamente a sensação térmica é muito maior”.

É obrigação do banco, destaca a dirigente, zelar pelo bem-estar, segurança e condições de trabalho de bancários e clientes. O Sindicato estabeleceu um prazo à Superintendência para que o problema fosse solucionado ainda esta semana.

O defeito no sistema de ar condicionado no prédio da Pio XII é recorrente. Em março, e depois em agosto deste ano, o Sindicato foi acionado pelo mesmo problema. “Em agosto soubemos informalmente que o sistema voltou a funcionar após uma manutenção paliativa. Como as temperaturas estiveram mais amenas até setembro, deduzimos que a manutenção definitiva foi sendo adiada pelo banco. Agora que o calor voltou e o sistema foi exigido ao máximo, entrou em pane novamente”, sugere. 

Claudia afirma que o Sindicato vai continuar pressionando o BB para solucionar o problema o mais rápido possível. “Esse processo de licitação para a locação do equipamento alternativo precisa ser acelerado. A tendência é a temperatura subir nas próximas semanas, tornando as condições de trabalho insuportáveis no prédio da Pio XII”, adverte.