
No dia 5 de novembro último, o Comitê organizou um grande ato em frente ao Palas Center contra a privatização da seguradora (Fotos: Sérgio Cardoso/Sindibancários/ES)
Coordenado pelo Sindicato dos Bancários/ES, o Comitê em Defesa do Banestes Público e Estadual realizou uma plenária nessa quinta-feira, 9, para apresentar o balanço da campanha iniciada em setembro contra a privatização da Banestes Seguros. Os participantes também conheceram e aprovaram as novas ações que estão sendo planejadas pelo Comitê para dar continuidade à campanha.
Neste sábado, 11, o Comitê promove uma mobilização na tradicional feira do Jardim da Penha. No local, haverá uma tenda para distribuição do material da campanha. “Queremos informar os capixabas sobre o plano que está sendo tramado na surdina pelo governo do Estado para entregar a seguradora à iniciativa privada. Num dos materiais que será distribuído nesta sábado, indicamos, com números, 10 motivos que mostram por que a venda é um mau negócio para o Estado e para povo capixaba, verdadeiro dono do Banestes e de suas empresas subsidiárias”, afirma o diretor do Sindicato dos Bancários Jonas Freire.
O dirigente acrescenta que a proposta do Comitê é conscientizar a população sobre o processo de privatização que vem sendo tocado pelo governo do Estado sem transparência. “Depois de jogar luz sobre os fatos, vamos pedir o apoio dos populares, propondo a assinatura do abaixo-assinado contra a venda da seguradora”.
Jonas disse que nas próximas semanas o Comitê vai dar prosseguimento à mobilização de coleta de assinaturas em outras feiras da Grande Vitória e em locais de circulação. “No verão, a proposta é levar a campanha para as praias”, revela.
Balanço
No balanço das ações já realizados nesses pouco mais de três meses, Jonas destacou a campanha maciça que circula de Norte a Sul do Espírito Santo, por meio de outdoors, cartazes, spots em rádios, banners em jornais digitais, produção de publicação impressa (Banestão) e veiculação sistemática de conteúdos nas redes sociais.
Com o mote, “Banestes Seguros é Banestes. Patrimônio dos Capixabas!”, a campanha tem levado o alerta à população de que a privatização de um dos mais valiosos ativos do Sistema Financeiro Banestes é um péssimo negócio para o governo do Estado e para a população capixaba.
O dirigente diz que o Comitê tem alertado à sociedade capixaba, a partir dos números públicos do Banestes, que a seguradora é rentável e líder em vários segmentos de seguros no Estado. Ele destaca que há uma semana o Banestes conquistou o 1º lugar na categoria “Maiores Empresas de Serviços Financeiros e Seguros”, da 25ª Edição do Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas no Espírito Santo – 2021. O instituto que produz o levantamento é ligado à Findes.
De acordo com o anuário, a Banestes Seguros ocupa a 2ª colocação, e, entre as Melhores Empresas de Serviços Financeiros e Seguros a seguradora conquistou a 7ª colocação. No ranking das 100 Maiores Empresas Capixabas, a Banestes Seguros ocupa a 50ª colocação. “Esses resultados da seguradora só reforçam nossa posição de mantê-la pública e estadual. O Banestes é um banco sólido, como mostram os dados, porque está alicerçado em suas três subsidiárias: Seguros, Corretora e DTVM. A venda fatiada dessas empresas enfraquece o banco e pavimenta o caminho para privatizá-lo”, adverte Jonas.
Mobilização política

Em tribuna livre na Câmara de Colatina, Jonas explica por que é um grande erro vender a seguradora
Durante a plenária, o diretor do Sindibancários/ES também falou sobre a crescente adesão de políticos das mais diferentes colorações partidárias à campanha. Jonas fez questão de anunciar um a um os políticos que manifestaram apoio à campanha. Deputado federal Helder Salomão; os deputados estaduais Theodorico Ferraço, Vandinho Leite, Iriny Lopes e Danilo Bahiense; e os vereadores Dalto Neves, Camila Valadão (Vitória), Angelo Stelzer, Marlúcio Nascimento e Miguel Chiepe (Colatina) já se manifestaram contra a venda da seguradora. O ex-prefeito da Serra Audifax e os ex-deputados Genivaldo Lievore e Brice Bragatto também se somaram à campanha em defesa do Banestes público e estadual.

Jonas Freire, em conversa com Theodorico Ferraço, explica o processo de venda da seguradora
O dirigente destacou que os deputados Theodorico Ferraço e Vandinho Leite pediram formalmente informações ao Banestes sobre o processo de privatização da seguradora. “Estamos conversando com outros parlamentares que têm demonstrado interesse em saber mais sobre a operação. O Comitê já fez uma tribuna livre em Vitória e outra em Colatina e estamos agendando datas para novas exposições em outras câmaras. É importante manter essa capilaridade no interior. Afinal, essa é uma campanha de mobilização estadual”.
Consultoria
Ainda fazendo um balanço das ações, o dirigente contou que foi preciso contratar uma consultoria especializada em seguros para assessorar tecnicamente as ações do Comitê e também respaldar a assessoria jurídica, que já formalizou três pedidos de informações ao Banestes sobre a operação de venda da seguradora – até agora, nenhum dos ofícios foi respondido.
O Comitê recebe assessoria da WL9Hub, empresa sediada no Rio de Janeiro. Segundo a consultoria, a Banestes Seguros deve manter, nos últimos três meses do ano, a tendência de recuperação registrada no terceiro trimestre, encerrado em setembro. Para 2022, as projeções são ainda mais promissoras. “Os dados apontam que a empresa está em franca ascensão”, afirma o consultor Alexandre Domingues.
Para Domingues, que acumula experiência na Marítima Seguros, no Bradesco Seguros, na Seguradora Bozano/Oceânica e no Unibanco Seguros, a venda, neste momento, é no mínimo inoportuna. “Quem comprar a seguradora vai adquirir por um valor baixo uma carteira totalmente saneada e rentável . A pouca transparência no processo de venda e valoração da empresa é algo muito questionável, ou seja, agora que tudo já foi pago [se referindo aos cerca de R$ 30 milhões pagos aos beneficiários das vítimas da covid], vende-se o melhor do ativo?”, questiona o consultor.

