Bancários e bancárias do Espírito Santo são convidados para participarem da Conferência Estadual da categoria, que será nos dias 24 e 25 de abril (sexta e sábado). O evento será um espaço de debates sobre saúde e condições de trabalho, conjunturas política e econômica estadual, do Brasil e do mundo, inteligência artificial e combate à violência contra as mulheres. A Conferência também é um importante etapa de organização da Campanha Nacional dos Bancários e das Bancárias deste ano.  O evento será realizado no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, Serra. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de abril ou até alcançar o limite de vagas.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE. 

Transporte e creche

O Sindicato vai subsidiar os custos do evento, oferecendo também transporte coletivo ou reembolso do combustível por quilometragem para os bancários que oferecerem carona solidária. Também haverá creche disponível, mediante solicitação prévia na ficha de inscrição. Para crianças abaixo de três anos ou neurodivergentes, o Sindicato pagará hospedagem e alimentação de uma babá ou familiar do bancário ou da bancária credenciada para o evento.

Os trabalhadores com deficiência que têm necessidade de um cuidador devem levar acompanhante, que terá hospedagem e alimentação custeadas pelo Sindicato. Eles também serão atendidos em suas necessidades específicas indicadas no momento da inscrição.

Acompanhante

Bancários e bancárias que queiram levar acompanhante devem informar na ficha de inscrição para devida organização dos quartos. O custo para acompanhante será no valor de R$ 500,00, que deve ser pago diretamente ao Sindicato.  Criança até 12 anos não paga.

Participe!

O coordenador-geral do Sindicato, Carlos Pereira de Araújo (Carlão) reforça o convite à categoria e destaca a importância da participação. “A Conferência Estadual é a largada para a campanha salarial 2026. É essa discussão inicial que vai construir a base para o debate interestadual, no Rio de Janeiro, e, em seguida, para a Conferência Nacional, em São Paulo. É oportuno salientar que ano de campanha salarial é sempre um momento de disputa com os bancos para defendermos e conquistarmos direitos. É justamente por meio de uma base de discussão sólida e unificada que estaremos preparados para fazer o enfrentamento na mesa de negociações com os bancos”, assinala Carlão, que também integra o Comando Nacional dos Bancários.

O dirigente destaca que o Comando Nacional já definiu os eixos temáticos que vão nortear as conferências estaduais e regionais deste ano:

  • Aumento real; – Aumento do piso da categoria;
  • Aumento da PLR;
  • Saúde: bem-estar e combate ao adoecimento;
  • Defesa do emprego frente à implementação das novas tecnologias;
  • Por um Sistema Financeiro melhor e mais regulado;
  • Importância das eleições 2026 para a classe trabalhadora.

Os eixos definidos pelo Comando serviram de referência para a organização da Conferência Estadual. “A partir de um amplo debate entre o corpo dirigente do Sindicato, entendemos que a guerra ao fascismo deva ser o eixo-chave que irá orientar as discussões deste ano aqui no Espírito Santo. A conjuntura atual torna essa discussão sobre a escalada do fascismo no Brasil e no mundo um debate incontornável e urgente. Precisamos enfrentar a besta-fera do fascismo para consolidar nossa democracia”. Para Carlão, o fascismo não deve ser interpretado como um mero infortúnio ou acidente histórico. “O fascismo, que tem no seu cerne a violência, se constituiu um aliado de primeira hora do neoliberalismo contemporâneo. É o casamento perfeito para o capital expor sua faceta mais perversa e cruel. É contra isso que estamos lutando”, adverte o dirigente.

Confira a programação prévia da Conferência

Sexta-feira (24)

9h- Debate: “Vivemos uma epidemia do adoecimento mental dos trabalhadores?”

Convidado: André Guerra – psicólogo, advogado, jornalista, doutor em Psicologia Social, Assessor Técnico do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e da Fetrafi-RS

12h30 – Almoço

14 h- Congressos específicos dos bancos públicos e privados

18h- Encerramento dos congressos específicos

19h- Jantar

20h- Abertura da Conferência Estadual dos Bancários e das Bancárias 2026

Sábado (25)

9h – Debate: “Conjunturas: desafios e perspectivas para a classe trabalhadora”*

Convidados:

Pedro Donizete da Costa Júnior – Doutor em Ciência Política na USP,  Professor licenciado de Relações Internacionais e Economia das Faculdades de Campinas (FACAMP). Atua predominantemente nas áreas de Economia Política Internacional, Geopolítica, Filosofia Política, Relações Internacionais Contemporâneas e Teoria das Relações Internacionais. Autor dos livros “O Poder Americano no Sistema Mundial Moderno: Colapso ou Mito do Colapso?”;(Curitiba: Editora Appris, 2019). “EUA X China: A Luta Pelo Poder Global”; (São Paulo: Editora Escuta, 2026).

Editor de Geopolítica e Relações Internacionais do Jornal GGN. Comentarista convidado de Relações Internacionais das principais emissoras e meios de comunicação do Brasil (Globo News, Band News, SBT News).

Vladimir Pinheiro Safatle – Filósofo e psicanalista. Professor Titular do Departamento de filosofia e do Instituto de Psicologia da Universidade de  São Paulo (USP), além de professor convidado e pesquisador em outras universidades e instituições europeias, africanas e norte-americanas (Paris I, Paris VII, Paris VIII, Paris X, Toulouse, Louvain, Stellenboch Institute of Advanced Studies/Africa do Sul, Essex, Berkeley, Veneza). Um dos fundadores da International Society of Psychonalysis and Philosophy (SIPP-ISPP) e um dos coordenadores do Laboratório de Pesquisas em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (latesfip/USP). Colunista da Folha de São Paulo por 10 anos, colunista do El País por 3 anos, escreve para os principais jornais do país.

11h30 – Debate: “Inteligência Artificial com direitos sociais”

Convidado: José Vital Secretário de Organização e Comunicação da Frente de Inteligência Artificial (IA) com Direitos Sociais no Ceará. É presidente do INIADS Brasil (Instituto Nacional por Inteligência Artificial com Direitos Sociais).

12h45 – Almoço

14h15 – Debate: “O feminismo e a luta pelo fim da violência contra as mulheres no Brasil”

Convidada: Milly Lacombe – jornalista, escritora, roteirista, cronista, comentarista esportiva, feminista. Pioneira no jornalismo esportivo, atuou no SporTV, Globo e na Record. Foi diretora de redação da revista TPM, trabalhou também como colaboradora do jornal Folha de S.Paulo, em Los Angeles, e do UOL, em Nova York. Como roteirista, atuou nos programas Amor & Sexo, na Globo, Super Bonita, Tempero de Família e Bem Juntinhos, no GNT. Lançou mais de seis livros, entre eles o romance best-seller O Ano em que Morri em Nova York, Eu Te Amo, Cretino e Feminismo Para Não Feministas. Atualmente, escreve colunas diárias para o UOL e atua como consultora e palestrante colaborando com marcas, instituições culturais e grupos empresariais, abordando temas como literatura, futebol e questões de gênero, além de ser membro do comitê curatorial do Museu do Futebol em São Paulo.

16h15 – Intervalo

16h40 – Balanço da Campanha Nacional de 2024

Votação das propostas

  • Domingo (26) livre para lazer no hotel até as 14 horas.