No último sábado (2), foi realizada a 27ª Conferência Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, em Itaperuna, município do Rio de Janeiro.

O evento, promovido pela Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), definiu as pautas, prioridades e propostas que serão levadas para a 27ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada de 22 a 24 de agosto, em São Paulo.

A mesa de abertura foi composta por Nilton Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES; Claudio Merçon, Secretário-Geral da Fetraf RJ/ES e diretor do Sindibancários/ES; Renata Soeiro, coordenadora-geral do Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense; e Joanderson Gomes, do Sindicato dos Bancários de Itaperuna e Região.

“A participação grandiosa de todas as delegações abrilhantou nossa Conferência, que transcorreu da melhor maneira. Uma Federação forte, passa por Sindicatos fortes, como são os da Fetraf RJ/ES. As propostas que foram tiradas e aprovadas para serem levadas ao evento nacional, foram de muita qualidade. Parabenizo todas e todos pela unidade e comprometimento. Principalmente, com a categoria bancária”, avaliou Claudio Merçon (Cacau), diretor do Sindibancários/ES.

A conferência reuniu 180 delegados, sendo 30% de mulheres, representando as bases sindicais do Espírito Santo, Angra dos Reis, Baixada Fluminense, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo e Três Rios.

Debates e Palestras

A primeira mesa, cujo palestrante foi Fernando Benfica, técnico do Dieese/RJ, debateu os impactos das novas tecnologias e da política de terceirização no setor financeiro, no movimento sindical e no trabalho bancário. Um problema que afeta não apenas funcionárias e funcionários com a retirada de direitos, mas também os clientes, com fechamento de agências e a restrição, cada vez maior, da possibilidade de atendimento presencial prejudicando a qualidade do serviço prestado à população. Compuseram a mesa Bethania Emerick, do Sindibancários/ES, Hudson Bretas, do Sindicato de Itaperuna e Newton França, do Sindicato da Baixada Fluminense.

A segunda mesa contou com a palestra de Mauro Salles, Secretário de Saúde da Contraf e foi composta por Maria Aparecida, Adilma Nunes e Rita Lima. A Saúde dos bancários, com o aumento da cobrança de metas, e o adoecimento físico e mental (nas agências e no home office), estiveram em debate. Salles ressaltou que o movimento sindical, como um todo, tem que se engajar nesta luta, com a responsabilidade de buscar o bem-estar da categoria bancária, que tem apresentado estatísticas preocupantes de estresse e ansiedade.

O Coordenador geral do Sindibancários/ES, Carlos Pereira de Araújo (Carlão) destacou que durante os debates os palestrantes apresentaram a relação direta entre esse aumento do adoecimento mental da categoria com o modelo de gestão do banco, assim como com o uso que os bancos estão fazendo das novas tecnologias. “Questionar esse modelo de gestão que está colocado e combater as metas e o assédio é fundamental para melhorar as condições de trabalho da categoria. Esse modelo de gestão, aliado às inovações tecnológicas, que estão sendo usadas apenas para ampliar os lucros dos bancos, estão gerando um ritmo de trabalho muito intenso, com metas inalcançáveis, criando um ambiente adoecedor com muita pressão, competição e assédio”, afirmou.

Além disso, Carlão também ressaltou a luta pela redução da jornada como prioritária para garantir maior qualidade de vida. “Por isso, a redução da jornada de trabalho pra 4×3 sem perda salarial e garantindo mais contratações para não sobrecarregar as pessoas, bem como utilizar as novas tecnologias para viabilizar mais bem estar aos trabalhadores e população em geral, é uma proposta essencial para aliviar o estresse e melhorar as condições de vida dos bancários. Reduzir a jornada, garantir o emprego bancário e atender melhor os clientes são nossas prioridades”, avaliou Carlão.

Os bancários também debateram sobre a importância da categoria encampar a mobilização para o Plebiscito Popular 2025, que está sendo organizado por movimentos sociais e entidades sindicais para ouvir a população brasileira sobre temas urgentes como o fim da escala 6×1 e do imposto de renda para aqueles que ganham até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos. Foi ressaltado a importância de intensificar essa luta que visa melhorar as condições de vida da classe trabalhadora como um todo.

Outro tema relevante discutido na conferência foi a urgência de ampliar o debate com a categoria e a sociedade sobre a necessidade de um sistema financeiro público no Brasil. “Taxas de juros altíssimas, desemprego, dívidas, essa realidade em que os bancos atuam explorando seus trabalhadores e extorquindo a população, é resultado de um sistema financeiro privado cujo lema é lucro a qualquer preço. Discutir a urgência de um sistema financeiro público, que seja controlado pelo Estado com a participação ativa de conselhos formados pela sociedade civil, é fundamental e estratégico para que o crédito seja direcionado para o desenvolvimento do país, com geração e distribuição de renda justo respeitando o meio ambiente e as pessoas”, ressaltou Carlão.

Moção

Ao final da conferência, foi aprovada uma moção de apoio ao Supremo Tribunal Federal (STF), expressando solidariedade ao Ministro Alexandre de Moraes, reiterando a defesa da democracia e da soberania do Brasil.

Delegação Nacional

Também foram eleitos os delegados que irão representar a Fetraf RJ/ES na Conferência Nacional dos Bancários. Confira.

– Carlos Pereira de Araújo (Espírito Santo)
– André Luiz Zanão Tosta (Espírito Santo)
– Jackeline Scopel Pereira (Espírito Santo)
– Bethania Franco Emerick (Espírito Santo)
– Maria da Gloria Dias de Souza (Espírito Santo)
– Fabricio Passos Coelho (Espírito Santo)
– Claudio Merçon Vieira (Espírito Santo)
– Sandra Alzira Gonçalves (Espírito Santo)
– Renata Resende (Espírito Santo)
– Marcelo Giacomin Pimentel (Espírito Santo)
– Ayres Carlos Alves de Oliveira (Andra dos Reis)
– Pedro Batista (Baixada Fluminense)
– Renata Soeiro (Baixada Fluminense)
– Roberto de Paula (Baixada Fluminense)
– Ricardo Sá (Baixada Fluminense)– Joanderson Silva (Itaperuna)
– Paulo Alves Júnior (Macaé)
– Sergio Arantes (Macaé)
– Luiz Gabriel Almeida Velloso (Nova Frigurgo)
– Flavio Pereira (Três Rios)
– Nilton Damião Esperança (Três Rios)